Teses e Dissertações
Palavra-chave: derivada de uma função
A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática: uma análise semiótica
Thiago Fernando Mendes, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 20/02/2018
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes
produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem
inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes. Nossa
investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na
perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana,
mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes. Com o intuito
de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de
Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma
universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de
modelagem matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema
padrão propostos por Lesh et al. (2003) para sequências de atividades de
modelagem matemática. A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual
Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (2007).
Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante
imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível
significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática;
nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática.
Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de
atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de
modelos são propiciados. A análise nos permite inferir também que uma sequência
de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de
signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo
que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao
conhecimento matemático.