Teses e Dissertações
Palavra-chave: CTS
Estudo do processo de elaboração de uma unidade didática sobre poluição
João Marcos Machuca de Lima, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 17/01/2014
O trabalho se desenvolve no olhar do pesquisador sobre o processo de organização,
dinâmica de atuação e reflexão de um grupo de estudos de alunos de graduação da
Universidade Estadual de Londrina, envolvidos em um projeto de extensão
institucional. Nesse contexto objetiva-se compreender o processo de planejamento e
elaboração de uma Unidade Didática sobre a temática Poluição. Foram realizados 4
encontros sistematizados em conhecer os referencias de apoio, realizar a seleção
de temas, escolha das atividades didáticas e sua organização em uma sequência
estabelecida, articulada e lógica considerando também os procedimentos de ensino
e aprendizagem. A análise foi realizada com vistas para o enfoque Ciência,
Tecnologia e Sociedade(CTS) e também as relações entre os conhecimentos
empregados no processo de seleção e organização de atividades. Os dados são
embasados e discutidos a partir dos direcionamentos de documentos oficiais para o
Ensino de Ciências – Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares
do Estado do Paraná e a validação de uma Unidade Didática a partir do referencial
de apoio e da abordagem CTS. Os resultados fortalecem o Ensino de Ciências
voltado para uma prática social e uma abordagem integradora que possibilite a
participação efetiva de todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
São reveladas também diretrizes para concepções pedagógicas de uma abordagem
dentro da perspectiva CTS e encaminhamentos para uma aplicabilidade de
Unidades didáticas em sala de aula como ferramenta didático metodológica.