Teses e Dissertações
Palavra-chave: critérios de correção
Oficina de correção de provas escritas de matemática: um estudo
Júlia Rodrigues Oliveira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 01/03/2021
Este relatório de pesquisa visa apresentar um estudo da produção escrita de professores em
um episódio de correção de provas escritas de matemáticas em uma oficina realizada na
Universidade Estadual de Londrina – UEL, em fevereiro de 2020, com professores atuantes em
escolas públicas e particulares, nos anos finais do Ensino Fundamental. Com a análise de
protocolos respondidos pelos professores, à luz da Educação Matemática Realística, mais
especificamente da Avaliação Didática, buscou-se responder o que eles consideram importante
ao corrigirem provas escritas de matemática, além de analisar a correção das provas com os
critérios de correção construídos por eles e as maneiras de lidar com a prova escrita de
matemática, para além dos critérios de correção encontrados, por meio de inventários, na
literatura da área. Como uma das considerações, pode-se observar que a Avaliação Didática
oportuniza a aprendizagem, é respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e fornece
subsídios para a construção de critérios de correção para provas escritas de matemática,
considerando toda informação possível que possa permitir ao professor uma ampla visão das
resoluções, subsidiando decisões para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos
alunos e configurando, nessa abordagem, a prova escrita como um instrumento formativo e
menos injusto sem substituir um recurso já culturalmente aceito pela comunidade escolar.