Teses e Dissertações
Palavra-chave: criatividade
O raciocínio abdutivo em atividades de Modelagem Matemática
Daiany Cristiny Ramos, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/02/2016
Esta pesquisa tem como objetivo investigar relações entre modelagem matemática e raciocínio
abdutivo. Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática
na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais
especificamente, no que diz respeito aos tipos de raciocínios caracterizados por Peirce. Com o
intuito de identificar relações entre raciocínio abdutivo e atividades de modelagem
desenvolvemos com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de
modelagem matemática de uma universidade pública do estado do Paraná atividades de
modelagem matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de
familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida,
Silva e Vertuan (2012). A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo baseada,
principalmente, nas indicações Bardin (1974) e Moraes (1999). A análise dos dados permitiu
reflexões sobre as relações entre modelagem matemática e raciocínio abdutivo e dessa análise
emergiram três categorias: o raciocínio abdutivo dos alunos atua no desenvolvimento da
atividade de modelagem matemática; atividades de modelagem matemática desencadeiam o
raciocínio abdutivo; habilidades criativas mediadas pelo raciocínio abdutivo em atividades de
modelagem matemática. Podemos concluir que atividades de modelagem matemática tem
características que desencadeiam no aluno raciocínio abdutivo e atuam sobre o processo
criativo. Ao mesmo tempo, as diferentes ações requeridas pelo desenvolvimento de atividades
de modelagem matemática são fortalecidas pelos insights de raciocínio abdutivo dos alunos,
estabelecendo-se assim uma relação que pode incrementar a aprendizagem e o desenvolvimento
matemático dos alunos.
Educação científica e tecnológica para a participação: Paulo Freire e a criatividade
Roberto Gonçalves Barbosa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 23/01/2015
Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a
abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para
investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes
durante as aulas de Física em uma escola pública. Pesquisas realizadas no âmbito
CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada
para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de
tomada de decisões. Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um
potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido. Diante disso, nos
propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada
em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos
estudantes via aprendizagem. Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da
teoria sociocultural de Vygotsky. De acordo com as ferramentas analíticas
apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às
inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos
estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios
processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à
participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a
prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que
esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir
conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua
expressão criativa