Teses e Dissertações
Palavra-chave: contextualização
As Dificuldades da Contextualização pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o episódio da dupla-hélice do DNA
Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 11/08/2009
O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da
utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro
ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se
existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História
e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta
contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que
contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições
para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a
satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta
proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da
dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da
Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém
os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados
quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.