Teses e Dissertações
Palavra-chave: contexto do problema
Estudo da produção escrita de estudantes do ensino médio em questões discursivas não rotineiras de Matemática
Edilaine Regina dos Santos , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2008
A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em
questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como
lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação. Nesta análise busca-se
a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que
utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros
contextos ou outras informações. Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa
de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação,
utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo. Considerando as semelhanças
existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos
conforme as estratégias adotadas por eles. Dentre outros, foi possível identificar a
interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e
resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e
procedimentos adotados para resolver cada uma. Também foi possível identificar que alguns
estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou
com outras informações.