Teses e Dissertações
Palavra-chave: conteúdos de aprendizagem
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS FACTUAL, CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Nardy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 26/07/2013
A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental. Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná. A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular. Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável.
Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental, por meio de Multiplicidade Representacional
Fernanda Frasson, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/07/2016
Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a
formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade. Ao analisar os Parâmetros
Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas
relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o
conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais
saudável deve ter lugar na escola. Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional
deve se apoiar em teorias de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi
identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e
nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado
sob o viés da multiplicidade representacional. À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos
referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa,
dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de
uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente,
tal aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental. O estudo é
qualitativo, do tipo análise de caso. Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado
com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem
aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação
alimentar e nutricional. Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para
o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio
da continuidade da pesquisa