Teses e Dissertações
Palavra-chave: construção da identidade
Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
Cássia Emi Obara, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 28/06/2016
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar
um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a
integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a
valorização do magistério. Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a
partir da perspectiva de um professor que participou do programa. Para compor os dados desta
pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos
do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a
contribuição do programa para a construção da identidade docente. Fez-se uso dos Focos da
Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas
categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1);
Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3);
Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). As unidades de significado
acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas
dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um
instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM. Nela, estão
envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos
acerca da constituição da identidade docente. A pesquisa está ancorada nos pressupostos da
abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como
procedimento metodológico. Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos,
identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que
possuem maior experiência na docência. Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em
Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID
e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de
todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade
profissional. Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram
selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados
na terceira coluna da Matriz 3x3. Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas
categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social. Estes
mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente. Também foi
possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos
envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor. Dessa forma,
evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente
como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de
estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência. As condutas
efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente.
O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe
aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor.