Teses e Dissertações
Palavra-chave: conhecimento reflexivo
Modelagem Matemática: Uma Perspectiva voltada para a Educação Matemática Crítica
André Gustavo Oliveira da Silva , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/10/2005
Nesta pesquisa investigamos algumas contribuições para a formação cidadã dos estudantes,
quando adotamos a modelagem matemática, na perspectiva da Educação Matemática
Crítica, como alternativa para o ensino de Matemática. Abordamos a questão da cidadania
como um processo em construção e permanentemente aperfeiçoável, para isto nos
ancoramos na idéia de Skovsmose (2001) na qual aponta o desenvolvimento do
conhecimento reflexivo num processo de critização (FREIRE, 1983) como fundamental
para o exercício de uma cidadania consciente. A pesquisa foi desenvolvida, numa
abordagem qualitativa, num internato misto com alunos do segundo ano do Ensino Médio.
As informações foram coletadas por meio de observação direta dos alunos-colaboradores,
entrevistas, questionários, análise dos trabalhos escritos e conversas informais. A análise
aponta para o grande potencial que há no uso da modelagem matemática como meio de
aproximar o conteúdo matemático das questões sociais pertinentes à realidade dos
estudantes, estabelecendo conexões que garantem a criação de um espaço para reflexão,
para o desenvolvimento do senso crítico e favorecendo o aprendizado.