Teses e Dissertações
Palavra-chave: conhecimento matemático para o ensino
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
OSVALDO INAREJOS FILHO, Professora Doutora Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 17/01/2023
O Pensamento Matemático Avançado (PMA) possui caracterizações apresentadas
por diferentes autores, com convergências e algumas divergências, indicando
diferentes perspectivas de PMA. Nesta tese, tem-se por objetivo discutir e elencar, a
partir de diferentes perspectivas de PMA, possíveis contribuições desse pensamento
matemático e de seu referencial teórico para o ensino de Matemática na Educação
Básica. Para isso, realiza-se um cotejo de diferentes caracterizações do PMA de
forma a se identificar e nomear perspectivas desse pensamento. Apresenta-se um
levantamento de pesquisas que utilizaram o referencial teórico do PMA e
envolveram professores ou futuros professores, interpretando-se, a partir das
considerações dos autores, possíveis relações entre o PMA e o ensino de
Matemática na Educação Básica. Com base nas relações interpretadas no
levantamento, foram reunidas possibilidades de contribuições do referencial teórico e
do PMA dos professores para o ensino na Educação Básica, que foram organizadas
em uma pesquisa teórica e especulativa. Algumas articulações teóricas são
realizadas, tais como entre o desenvolvimento do PMA e a aprendizagem em
Matemática Avançada, além de relações entre o Pensamento Matemático Elementar
(PME) e o PMA (em uma perspectiva de PMA nomeada como do pensamento
formal-axiomático) com a Matemática Escolar e a Matemática Acadêmica. São
apresentados exemplos de situações hipotéticas em que o PMA dos professores
pode contribuir para o ensino de Matemática na Educação Básica. Das possíveis
contribuições do PMA dos professores elencadas nesta tese, pode-se destacar, na
perspectiva do pensamento formal-axiomático, a formulação de justificativas
inspiradas em demonstrações e a organização das ideias em uma sequência lógica
em situações como mediação de diálogos e validação de conjecturas. Na
perspectiva nomeada como da complexidade dos processos de pensamento, podese destacar possíveis contribuições do PMA dos professores para a autorregulação
de seu pensamento matemático e garantia da validade geral de um resultado. Na
perspectiva nomeada como das concepções dos conceitos, o pensamento proceitual
flexível pode contribuir para que os professores pensem matematicamente a respeito
de resoluções dos estudantes, para compreendê-las, imaginar possibilidades e
orientá-los. Conclui-se que, na perspectiva do pensamento formal-axiomático, as
possíveis contribuições do PMA dos professores para o ensino de Matemática que
foram elencadas estão especialmente vinculadas às deduções lógicas
características desse pensamento matemático, pouco se remetendo a uma
abordagem axiomática rígida ou às estruturas gerais características da Matemática
Acadêmica.
Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas (divulgação em 18/09/2022)
Gabriel Vasques Bonato, Prof. Dr. Bruno Rodrigo Teixeira
Data da defesa: 18/09/2020
O presente trabalho buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas, considerando os seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado na escrita reflexiva dos futuros professores a respeito do planejamento de aulas e identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado no plano de aula elaborado pelos futuros professores. Para atender ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com futuros professores inseridos no contexto do Estágio Curricular Obrigatório, no 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para obter as informações foram utilizados, como instrumentos de coleta, diários reflexivos e um plano de aula elaborado pelos participantes da pesquisa, além de um diário de campo do pesquisador. Referente aos resultados, foram observados aspectos relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) em ambos os instrumentos de coleta – diários reflexivos e plano de aula – nos quais foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao MKT, sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT). Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, destacamos que diferentes ações desenvolvidas no planejamento associadas à perspectiva de Resolução de Problemas adotada, tais como a busca de uma justificativa matemática para o procedimento a ser abordado em sala de aula tendo em vista sua formalização, a descrição de resoluções esperadas para os problemas propostos bem como de dúvidas e dificuldades que poderiam ser manifestadas pelos alunos, a abordagem do conteúdo a partir de conceitos já estudados pelos alunos e a expectativa de introduzi-lo a partir de resoluções desenvolvidas por eles, foram essenciais para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos dos graduandos. Por fim, vale ressaltar também a contribuição da escrita reflexiva na formação dos futuros professores, possibilitando ampliarem sua compreensão a respeito do conteúdo e de como ensiná-lo, assim como do planejamento de aulas na perspectiva da Resolução de Problemas.
Conhecimentos Profissionais Mobilizados/Desenvolvidos por Participantes do PIBID em Práticas de Ensino Exploratório de Matemática
Alessandra Senes Marins, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 26/04/2019
Este trabalho teve como objetivo investigar conhecimentos profissionais que são
mobilizados/desenvolvidos por participantes do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) quando inseridos em um processo formativo apoiado na
perspectiva de ensino exploratório, e de responder a seguinte questão norteadora: que
práticas letivas realizadas no processo formativo apoiadas na abordagem de ensino
exploratório de matemática podem contribuir para a mobilização/desenvolvimento de
conhecimentos profissionais? Para isso, realizaram-se dois processos formativos
desenvolvidos com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiados
na abordagem de ensino exploratório de matemática. O primeiro aconteceu no contexto do
PIBID, em seis encontros desenvolvidos com base em momentos relativos ao ciclo de
trabalho do professor, especificamente, de planejamento, de ensino e de reflexão, realizados
com licenciandos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do estado do
Ceará, entre os meses de setembro a dezembro de 2017. O segundo não se deu mais no
contexto desse programa devido ao fim de seu primeiro ciclo (de 2009 a fevereiro de 2018),
no entanto foi realizado em continuidade com a primeira ação formativa, a pedido dos
participantes, e desenvolvido a partir de suas necessidades e interesses, o qual também
ocorreu em seis encontros acerca de momentos de planejamento, de ensino e de reflexão,
entre os meses de abril a julho de 2018, e contou com a participação de sete licenciandos e
dois professores da Educação Básica do primeiro processo formativo. Para atingir o objetivo
proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram
analisadas as informações referentes a duas entrevistas semiestruturadas, ao diário de bordo
da pesquisadora, às gravações em áudio e vídeo utilizadas nos encontros e aos registros dos
participantes. Como parâmetros de análises buscamos investigar aspectos relacionados ao
desenvolvimento profissional docente, especificamente, aos subdomínios do Conhecimento
Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 2008). Assim, conclui-se que
foram mobilizados/desenvolvidos pelos participantes da pesquisa conhecimentos
profissionais relativos ao: Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento
do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT).
Além disso, em resposta à pergunta norteadora, verificou-se que algumas práticas letivas
apoiadas na abordagem de ensino exploratório contribuíram para a
mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos, a saber: ao escolher uma tarefa
desafiante e interessante aos alunos; ao antecipar suas possíveis resoluções; ao explicar a
dinâmica da aula; ao usar um material manipulável; ao monitorar a realização da tarefa; ao
selecionar as resoluções a serem discutidas na aula; ao sequenciá-las a fim de propiciar um
encadeamento lógico das ideias; em manter um clima harmonioso para a discussão das
ideias matemáticas; e ao conectar as respostas dos alunos.