Teses e Dissertações
Palavra-chave: conhecimento
Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais
Maria Antonia Leite Monteiro Chiarato, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/05/2005
Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre
aluno/professor, quando este último está distante fisicamente. A pesquisa seguiu uma
metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um
contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD. Ela foi realizada durante o módulo de
matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas. Os dados obtidos
incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo. O contexto de
aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação
em nível de terceiro grau. O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos
tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários
municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes. No
contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes.
Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações
aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos
módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional.
Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e
diferentes professores distantes fisicamente. E, além de contar com o uso dos meios
tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor. Nas
salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e
as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso
das mídias interativas. Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada
uma grande diferença entre elas. As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o
conhecimento. Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a
hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade. Para abordar a questão,
o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a
sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o
conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou
transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do
uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo. Ao analisar os dados obtidos, nas duas
turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do
conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto
como esse.