Teses e Dissertações
Palavra-chave: configurações informais de aprendizagem
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
Tatiany Mottin Dartora, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/07/2012
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem
tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de
Educação Matemática, nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão
que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos brasileiros por
meio de seus artigos caracterizam as configurações informais de aprendizagem?
Inspirados na Análise Textual Discursiva foi possível constituir a base de dados, ou
seja, um corpus, e desenvolver uma investigação de âmbito qualitativo. Para a
constituição do corpus foram analisados 1616 artigos, tendo sido localizados apenas
51 relacionados à temática em questão, mesmo que de modo implícito. Com isso foi
possível observar que a produção de artigos sobre esse tema tem aumentado no
decorrer da última década. Após a constituição do corpus, foram identificados,
selecionados e categorizados os objetivos, os sujeitos, os locais enunciados nos
artigos. Nesse processo, observou-se que em relação aos sujeitos, as configurações
espaços planejados para a educação informal e para os programas de
aprendizagem fora da escola são convergentes nas categorias: docentes, discentes
e pessoas da comunidade, já na configuração experiências do dia a dia os sujeitos
são a família, amigos e colegas de trabalho, e os locais são considerados os
espaços naturais, onde as pessoas desenvolvem suas atividades de lazer ou de
trabalho. Como o nome indica, na primeira configuração os locais são estruturados
fisicamente para proporcionar a aprendizagem, porém a segunda configuração é
desenvolvida em todos os locais citados anteriormente. Entretanto, não são apenas
os locais e os sujeitos que são fatores de classificação de uma configuração informal
de aprendizagem, depende também da quantidade de evidências relacionadas no
contexto educacional e da intensidade em que elas aparecem: a estrutura do
ambiente físico; a interferência de monitor, ou professor; grau de precisão em que se
avalia a educação; a presença de um currículo a ser desenvolvido. Observando
essas três categorias, podemos distinguir as configurações informais de
aprendizagem em determinado contexto educacional. Nesta investigação também
analisamos as ações enunciadas nos objetivos, e as considerações finais dos 51
artigos, sendo possível verificar que a maior parte das ações investigadas é reflexiva
e descritiva, sendo convergentes entres as configurações espaços planejados para a
educação informal e programas de aprendizagem realizado fora da escola. Em
relação às considerações finais, em todas as configurações, estão presentes a
preocupação em sugerir que as experiências dos artigos sejam levadas para a sala
de aula e a atenção voltada para a formação do cidadão. Este trabalho produziu um
conjunto de descrições sobre como estão sendo abordadas as configurações
informais de aprendizagem, que poderá servir de orientação para futuras
investigações.