Teses e Dissertações
Palavra-chave: configuração
Uma configuração da reinvenção guiada
Gabriel dos Santos e Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 26/01/2015
Esta dissertação tem como objetivo configurar a reinvenção guiada por meio de
aspectos apresentados por autores de textos da Educação Matemática Realística.
Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educação Matemática
Realística escritos no período de 1968 a 2013 para fazer agrupamentos e construir
inventários. Formaram-se grupos com as temáticas: aprendizagem, avaliação,
contexto, fenomenologia didática, inversão antididática, matematização, objetivo da
reinvenção guiada, papel do estudante, papel do professor, princípio da atividade,
princípio da interatividade, princípio da orientação, princípio da realidade, princípio de
níveis, princípio do entrelaçamento, trajetórias de ensino e aprendizagem. Este estudo
permitiu evidenciar um entrelaçamento entre temas, ideias, noções da Educação
Matemática Realística e entre o papel do professor e do estudante.