Teses e Dissertações
Palavra-chave: concepções prévias
As concepções prévias de alunos sobre microorganismos: implicações para o ensino e aprendizagem das ciências
Andréia de Freitas Zômpero , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/09/2004
Este trabalho é resultado de uma investigação sobre as concepções prévias de uma turma de
alunos de 6ª série do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da
cidade de Londrina – PR. Inicialmente, realizou-se um estudo comparativo preliminar sobre
as referidas concepções entre alunos de três escolas de diferentes níveis socioculturais,
sendo duas da rede pública e uma da rede privada. Os resultados desse estudo
fundamentaram nossa justificativa para a realização da investigação proposta. A pesquisa
teve como objetivo identificar as concepções prévias dos alunos e as implicações das
mesmas para o ensino de ciências relativo ao conteúdo Microrganismos. As concepções
foram analisadas sob diversos aspectos, como suas características e provável origem, e
quanto ao possível modelo de mudança conceitual envolvido, de acordo com a visão de
diversos autores que deram fundamentação teórica para este estudo. O tratamento
metodológico constituiu-se de uma pesquisa quantitativa, em determinados aspectos, porém
com análise qualitativa dos dados, os quais foram obtidos por meio da realização de
entrevistas semi-estruturadas em grupo e questionários contendo questões abertas. A turma
foi dividida em dois grupos, A e B, sendo que somente o grupo A participou das
entrevistas. Uma semana depois da entrevista, os dois grupos responderam o questionário.
Para melhor compreensão e análise das concepções, o tema microrganismos foi dividido e
estudado em três eixos: saúde, biotecnologia e ecologia, correspondendo aos três segmentos
em que a ciência microbiologia se desenvolveu. Os resultados mostram que os alunos da 6ª
série, mesmo sem a instrução formal da referida série, trazem concepções sobre
microrganismos, sendo a maior parte delas compatíveis com o conhecimento científico. No
entanto, eles também apresentam concepções incompatíveis e distantes, tornando
necessária a mudança conceitual, para que o conhecimento científico se estabeleça. Quanto
às implicações para o ensino, o estudo mostra uma heterogeneidade nas ideias trazidas
pelos alunos, sendo conveniente ao professor conhecê-las antes de abordar este conteúdo e
utilizar estratégias de ensino de forma a possibilitar a aprendizagem significativa. Neste
sentido, com base nas ideias de “aura conceitual”, proposta por Giordan, e na sequência do
conteúdo e aprendizagem por recepção significativa, elaboramos uma proposta de
apresentação do conteúdo direcionada a alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.