Teses e Dissertações
Palavra-chave: concepções
Natureza da Ciência ou da Tecnociência? Concepções de alunos do ensino médio
Fabiano Antunes , Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 18/09/2007
A Natureza da Ciência tem sido pesquisada por diversos autores junto a alunos das
mais diversas faixas etárias e níveis de escolarização. Porém, será que o os alunos
referem-se à Natureza da Ciência da mesma forma como os pesquisadores a
entendem? Segundo Acevedo (1997) quando se trata de ciência moderna, trata-se
muitas vezes não de uma Ciência acadêmica, mas sim de uma Tecnociência.
Investigações a respeito da Natureza da Ciência (NdC) realizadas no século
passado tinham atenção quase exclusiva aos traços característicos da natureza da
Ciência acadêmica dominante. Isso, sem ter em conta que desde o último quarto do
século XX uma boa parte da Ciência é Tecnociência e a sua natureza não responde
aos mesmos padrões (ACEVEDO et. al., 2005). De acordo com Thomas (1997),
algumas pesquisas têm revelado que a imagem pública da Ciência é determinada
pelas questões sócio-científicas mais recentes. Questões controversas, como a
utilização ou não de células tronco embrionárias e o plantio de transgênicos, têm
sido alvo de repetidas reportagens tanto televisivas quanto impressas. Tais
reportagens podem, então, contribuir para uma visão distorcida da Ciência em geral,
dependendo de como a informação é tratada e transmitida a todo o público. Nesse
sentido, a atual pesquisa propô-se a investigar se as concepções trazidas pelos
alunos sobre a Ciência, referem-se mais propriamente à Tecnociência. Também foi
investigado se os alunos consideram a Ciência como universal ou influenciada por
valores sociais e que características eles relacionam aos cientistas. Os dados foram
tratados por meio da triangulação entre histórias de ficção científica escritas pelos
alunos, e as respostas dadas por eles em questionários abertos. Os resultados
encontrados apontam: os alunos pesquisados entendem a Ciência como uma
Tecnociência; a visão de cientista é, em grande parte, estereotipada; a maioria dos
alunos que considera a Ciência como universal (aproximadamente 50%), possui
uma concepção ingênua da atividade científica, enquanto a maioria que a considera
como influenciada por valores sociais (outros 50%) possuem uma concepção mais
adequada de Ciência.