Teses e Dissertações
Palavra-chave: compreensão
A Compreensão em Atividades de Modelagem Matemática: Uma Análise à Luz dos Registros de Representação Semiótica
Leandro Meneses Costa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 15/08/2016
Este trabalho apresenta uma investigação sobre como se dá a compreensão, articulando
os aspectos teóricos da modelagem matemática, enquanto alternativa pedagógica e os
aspectos metodológicos dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A
pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a compreensão da matemática e do
problema no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, analisando os
registros de representação semiótica produzidos pelos alunos, sob dois pontos de vistas,
o matemático e o cognitivo. Para Duval (2012b), a compreensão sob o ponto de vista
matemático deve ter como prioridade a análise do conteúdo e dos procedimentos dos
alunos em seu uso. Para isso realizamos uma análise matemática das atividades
desenvolvidas pelos alunos. Essa análise segundo Duval (2011a) deve ser feita em termos
da validade do encaminhamento e do sucesso no desenvolvimento da atividade. Do ponto
de vista cognitivo a compreensão reside na capacidade de reconhecer os objetos
matemáticos, no que diz respeito à correspondência das unidades de sentidos nas
conversões. Na análise cognitiva buscamos inferir sobre a incidência do fenômeno de
congruência nas conversões e seus níveis, conforme caracteriza Rosa (2008) e a
coordenação dos registros mobilizados pelos alunos. Para buscar evidências sobre nosso
objetivo de pesquisa, realizamos a coleta de dados com alunos do segundo ano do Ensino
Médio. A partir das análises dos registros produzidos pelos alunos podemos perceber que
a compreensão da matemática se dá em conformidade com a compreensão do objeto
matemático e suas especificidades representacionais desencadeiam propriedades
específicas que precisam ser conceitualizadas pelos alunos. Assim, a compreensão do
problema acontece na medida em que os alunos confrontam as informações contidas na
situação-problema com a linguagem matemática, seja na fase de inteiração e
matematização ou na fase final de interpretação dos resultados.