Teses e Dissertações
Palavra-chave: composição vetorial de forças
Reestruturação do Modelo de Redescrição Representacional para a Categorização de Níveis de Explicitação de Conhecimentos Construídos por Estudantes em Aprendizagem de Composição Vetorial de Forças
Keila Tatiana boni, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 04/02/2019
Esta tese, de natureza qualitativa, está inserida no contexto de aprendizagem de
conceitos científicos, cujo núcleo de investigações abrange premissas da ciência
semiótica. Nesse contexto, é realizada uma investigação com o objetivo de
categorizar, em níveis de explicitação, conhecimentos acerca de composição vetorial
de forças que estudantes do Ensino Médio apresentam por meio de produção, de
tratamento e de transformações de diversificadas representações relativas a esse
conceito. Para tanto, foi elaborado um instrumento analítico a partir da
reestruturação do modelo de Redescrição Representacional, proposto por Karmiloff-
Smith para a área da Linguística, integrando a ele perspectivas teóricas
convergentes, provenientes da Teoria dos Campos Conceituais e de referenciais da
Diversidade Representacional. Essa integração permitiu adaptar o modelo original
de Redescrição Representacional com o intuito de atender às especificidades
representacionais da aprendizagem em Física do Ensino Médio. A aplicação do
instrumento analítico foi realizada sobre registros escritos e transcrições de
entrevistas coletados de nove estudantes, os quais participaram de todos os
momentos de intervenção propostos pela pesquisadora, durante aulas de Física
ministradas na perspectiva da Diversidade Representacional. Nos procedimentos
analíticos, efetivados à luz da Análise Textual Discursiva, a identificação de
invariantes operatórios e de atividades cognitivas representacionais, a partir das
produções dos estudantes em resposta às questões propostas em uma prova
escrita, subsidiaram a categorização de diferentes níveis de explicitação de
conhecimentos dos estudantes, que variaram conforme características de cada
questão. Foi evidenciado que níveis inferiores de explicitação são comumente
identificados em questões que exigem procedimentos matemáticos, para as quais
são mobilizadas regras-de-ação ou teoremas-em-ação falsos, e que níveis
superiores de explicitação estão atrelados à verbalização e à coordenação de
diversificadas representações de um mesmo conceito. Perante o exposto,
almejamos que o instrumento analítico proposto neste trabalho contribua para a
análise de aprendizagens construídas por estudantes, a partir da evidenciação de
conceitos subjacentes às suas produções e códigos com que significam as
diferentes representações e suas inter-relações, bem como apresenta potencial para
ser aplicado nas demais Ciências Naturais e na Matemática.