Teses e Dissertações
Palavra-chave: competências em modelagem matemática
Competências dos alunos em atividades de Modelagem matemática
Ana Paula Zanim Lorin, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 24/08/2021
Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Quais competências são requeridas ou são
desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem
matemática?” Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem
Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Com o intuito de buscar evidências de
competências requeridas e/ou desenvolvidas no desenvolvimento de atividades de modelagem
desenvolvemos com alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na
disciplina de Modelagem Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Cornélio Procópio atividades de modelagem. As atividades foram desenvolvidas seguindo os
momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos
por Almeida, Silva e Vertuan (2012). A análise dos dados coletados é inspirada na proposta
metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy
Charmaz (2006, 2009). A análise dos dados permitiu reflexões do como os alunos lidam com
as atividades de modelagem, o que foi requerido ou desenvolvido por eles durante a
realização das atividades. Assim identificamos no desenvolvimento das atividades realizadas
pelos alunos as seguintes competências: Competência para identificar um problema em uma
situação, Competência para definir um problema matemático, Competência para realizar a
dedução do modelo matemático, Competência para estabelecer e interpretar relações entre
Matemática e situações reais, Competência de identificação dos procedimentos necessários
no desenvolvimento das atividades e Competência de identificação de possíveis
potencialidades da modelagem. Reconhecemos que refletir sobre o que os alunos “fazem”
quando desenvolvem atividades de modelagem pode auxiliar o professor no monitoramento
de suas atitudes no decorrer das atividades de modo a contribuir para a aprendizagem dos
alunos.