Múltiplas Representações Aplicadas na Aprendizagem de Circuitos Elétrico
Gilberto Franzoni, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 05/11/2010
A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a viabilidade e a potencialidade do desenho em funcionar como uma representação mediadora para solucionar problemas conceituais de aprendizagem e dificuldades de compreensão dos alunos da terceira série do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática envolvendo a mudança entre a representação do experimento real tridimensional e o esquema em circuitos elétricos. Tal ideia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em mudar de representação semiótica e interpretar de forma coerente e compatível com a significação os símbolos e esquemas próprios dos circuitos elétricos. Participaram do estudo o professor-pesquisador e estudantes do Ensino Médio. Os desenhos têm a função inicial de abrir espaço para discussão relacionada à eletricidade, tais como: corrente elétrica, carga elétrica, resistência, diferença de potencial, além de estabelecer, por meio de instrução do professor, o significado de cada elemento do circuito elétrico. Ao criar este momento de diálogo professor-aluno, as dificuldades de entendimento emergem, podendo, assim, serem detectadas e esclarecidas mediante a orientação do professor. Posteriormente, avançamos para os esquemas, exigindo um grau de compreensão maior dos alunos, por envolver símbolos abstratos, que aumentam o nível de complexidade da representação. Ao realizar a mudança representacional do experimento real (3D) para os esquemas, o aluno pôde consultar o desenho. Esta consulta acabou transformando o desenho em uma espécie de representação-ponte que facilitou a confecção dos esquemas, tornando-se uma referência icônica para ele. Os resultados da pesquisa indicam que esta abordagem, tendo o desenho como representação mediadora, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, favorecendo a construção de novas representações e apropriação do conceito científico, pois funciona como um meio de ligação entre circuito elétrico real (representação 3D) e a representação por esquemas oficiais.
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Amandio Augusto Gouveia , Prof Dr Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 13/10/2007
O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos. Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas. Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las. Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa.