Teses e Dissertações
Palavra-chave: ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Géssica Mayara Otto Macheski, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 08/04/2016
Este estudo tem como objetivo principal compreender o processo de formação
docente de dois estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade
Estadual Paranaense durante os estágios supervisionados e as suas reflexões no
decorrer do planejamento, da execução e da avaliação das atividades, que compõem
uma Sequência Didática sob o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Para
isso, utilizamos a autoscopia trifásica, a qual é um procedimento de coleta de dados
que proporciona momentos de reflexão fazendo uso de vídeos, acompanhando os
futuros professores durante as fases pré-ativa (planejamento), ativa (execução) e pós-
ativa (avaliação da Sequência Didática). Os dados foram transcritos e analisados
utilizando como metodologia de análise qualitativa a Análise Textual Discursiva, com
o intuito de identificar os momentos de Alerta, Estruturação, Questionamento,
Reestruturação e Planejamento (esquema da prática reflexiva proposta por Schön e
adaptada por Clarke) e identificando as categorias que emergiram do texto e os
conteúdos que compõem essas reflexões sobre o enfoque CTS e sobre outras
concepções dos processos de ensino e de aprendizagem. Na fase pré-ativa,
identificamos concepções dos licenciandos que nos permitiram elaborar sete
categorias, a saber: papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem;
organização da Sequência Didática; relação entre o enfoque CTS e as estratégias de
ensino; o aluno crítico e o juízo de valor; concepções sobre a abordagem CTS;
conhecimento prévio x conhecimento científico; e avaliação. Já na fase pós-ativa,
identificamos momentos reflexivos por parte dos estudantes que indicam possíveis
mudanças da prática educativa em ações futuras. Consideramos que a perspectiva
reflexiva de formação docente ajuda no planejamento de atividades sob o enfoque
CTS e que um currículo formador baseado nas proposições CTS auxilia nas escolhas
dos conteúdos, dos objetivos e da metodologia a serem utilizados nas atividades das
aulas de Química da Educação Básica.