Teses e Dissertações
Palavra-chave: ciência - aspectos sociais
Projeto Genoma Humano: aspectos epistemológicos e pragmáticos no discurso acadêmico
Fernanda Peres Ramos, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 24/03/2014
Ao longo da produção dos conhecimentos científicos, conceitos, leis, teorias e
hipóteses participam como estruturas importantes para o desenvolvimento de
um campo disciplinar. Essas estruturas são edificadas historicamente, surgindo
e se desenvolvendo no interior de práticas comunitárias compartilhadas
socialmente. Assim, pode-se dizer que a história de um campo disciplinar
possui tanto uma história interna [conforme estruturas mencionadas] quanto
uma história externa [atuação da comunidade científica]. Entretanto, uma vez
consolidado o campo disciplinar, é comum que sejam omitidos os aspectos
externos da produção científica e desse modo os aspectos sociais que
interagiram nessa produção não alcançam a recontextualização acadêmica e
popular. Com isso, a história do campo passa a ser tão somente uma história
interna, uma história de seus elementos epistemológicos. Esta tese, em sua
parte teórica, busca mostrar a presença de elementos sociais na produção de
um conhecimento em construção: o Projeto Genoma Humano (PGH). Para
isso, utilizou-se a concepção sócioconstrutivista de Bruno Latour como
referência interpretativa para identificação dos aspectos sociais do PGH. Na
sua parte prática, buscou-se identificar, a partir da tomada de dados em uma
turma de graduação em química durante uma disciplina de História e Filosofia
da Ciência, o nível de alcance por um discurso que incentiva a reflexão acerca
da existência desses aspectos extraepistemológicos na ciência. Essa tese
trouxe entre suas considerações a percepção entre os acadêmicos da
existência de uma insistente escolha pelo discurso epistemológico que cercou
o PGH. No que tange à apreensão de aspectos social, identificou-se a
percepção desses elementos com frequência associada a papéis negativos ou
de pouca atuação, desconsiderando-se com isso as interações sociais que
ocorrem nas pesquisas científicas. Contudo, foi possível identificar um tímido
movimento rumo às noções de aspectos sociais interagindo simetricamente
nas pesquisas em alguns discursos. Isso confirma a importância de que haja
ações mais frequentes em sala de aula voltadas para uma noção simétrica
sobre a historiografia da ciência, rompendo-se a formação conceitual unilateral
entre acadêmicos em formação