Teses e Dissertações
Palavra-chave: Charlot
A permanência na carreira do professor de ciências: uma leitura baseada em Charlot
Marcela Yaemi Ogo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 19/03/2010
O ciclo de vida profissional do professor já foi delimitado por autores como Huberman.
Coloca-se à literatura a necessidade da realização de pesquisas que tragam novas
perspectivas sobre a carreira desse profissional e em específico do professor de Ciências.
Ao compararmos os obstáculos e as satisfações encontradas na carreira encontramos
nítidas diferenças entre os profissionais docentes, o que justifica a preocupação de focar
atenção nos aspectos que mantêm o docente de Ciências na carreira, apesar dos
inúmeros desafios por ele encontrados. O referencial teórico utilizado baseia-se em uma
leitura das relações com o saber de Charlot, a fim de buscar um novo olhar para esse
problema. Também empregamos o referencial de ciclo de vida de professores de
Huberman para obter a história de vida dos professores, definir o professorado a ser
analisado e construir um instrumento de entrevista. A amostra selecionada de professores
encontra-se na terceira fase descrita pelo autor anterior, de Diversificação ou
Questionamento. O referencial de Charlot servirá para analisar essa fase da carreira
docente para que compreendamos a razão ou razões que fazem com que o professor de
Ciências persista na carreira