Teses e Dissertações
Palavra-chave: Charles Sanders Peirce
Níveis interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas acerca das estações do ano por meio da utilização da estratégia de diversidade representacional: uma leitura Peirceana para sala de aula
Daniel Trevisan Sanzovo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 21/07/2017
O presente estudo explora a utilização de Multimodos e Múltiplas Representações,
em conjunto com a semiótica peirceana, com a finalidade de aprimorar e avaliar os
significados atribuídos a um conteúdo astronômico na formação de futuros
professores de Ciências. Objetivou identificar e qualificar os níveis interpretantes
gerados acerca das Estações do Ano produzidos por estudantes de licenciatura em
Ciências Biológicas com o uso de Diversidade Representacional. Utilizou-se um
instrumento analítico baseado em uma particular reformulação do conceito peirceano
de interpretantes que permite ao professor qualificar o alcance da formação do
significado construído pelos alunos. Participaram da pesquisa 18 estudantes.
Constata-se que, antes da utilização da estratégia de ensino, todos os alunos
apresentaram um Nível Interpretante Imediato sobre o conceito, explicando-o ou
através da variação da distância entre a Terra e o Sol, ou com uso de respostas
padronizadas, memorizadas e vazias ou, ainda, através de representações
confusas. Durante a realização das ações propostas, observou-se o Nível
Interpretante Dinâmico Energético demonstrado pelos comportamentos, atitudes,
procedimentos e técnicas utilizadas de dois estudantes, aleatória e previamente
escolhidos. Destes, um apresentou harmonização entre os níveis interpretantes
dinâmicos, atingindo o Nível Interpretante Final acerca do fenômeno. Após a
utilização da Diversidade Representacional, um número significativo dos alunos
demonstrou um Nível Interpretante Lógico acerca do conteúdo estudado,
estruturando rigidamente o significado do fenômeno astronômico, construindo
representações coerentes, consistentes e inter-relacionadas. Foi possível também
identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala
de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e
desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser
possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e
escolhas de materiais didáticos.