Teses e Dissertações
Palavra-chave: categorias de compreensão conceitual de medição
Estratégia de ensino multirepresentacional aplicada para o desenvolvimento do conceito de medição
Paulo Sérgio de Camargo Filho, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/10/2014
Esta estudo explora o potencial didático de uma estratégia de ensino
multirepresentacional aplicada em um laboratório didático, com a finalidade de
desenvolver habilidades analíticas associadas aos procedimentos de coleta,
processamento e comparação de dados experimentais dentro do Paradigma de
Conjunto. A estratégia é amparada pelo contemporâneo modelo de ensino por meio
de múltiplas representações, o qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque
de oportunidades para construir o conceito científico de medição. Com base nessa
estratégia de ensino investiga-se o caminho conceitual dos estudantes na tentativa de
passarem do Paradigma Pontual para o Paradigma de Conjunto, acompanhando a
aprendizagem em um domínio no qual as estruturas pré-instrucionais conceituais dos
alunos devem ser fundamentalmente reestruturadas, a fim de permitir a compreensão
do conhecimento pretendido, isto é, a aquisição de conceitos e procedimentos
científicos relacionados ao Paradigma de Conjunto. A pesquisa foi realizada em um
ambiente laboratorial com quatro grupos de estudantes da graduação em Física. O
método de estudo da pesquisa combina aspectos quantitativos e aspectos qualitativos
em três momentos de avaliação comparáveis, que o caracterizam como um estudo
longitudinal. Convenientes análises estatísticas foram realizadas entre o desempenho
apresentado nas avaliações de cada grupo de forma a classificar as mudanças nas
ações e raciocínios do Paradigma Pontual para o Paradigma de Conjunto. Os
resultados desta pesquisa indicam que o aporte metodológico baseado nas
Categorias de Compreensão Conceitual da Medição proporciona um refinamento
analítico para além dos paradigmas da medição, procurando avançar em relação às
pesquisas em Ensino de Física ligadas à compreensão conceitual dos estudantes
frente a uma situação experimental. Por meio de tal referencial, acompanharam-se as
alterações nas categorias do Paradigma Pontual, as quais foram essencialmente
reformuladas para o desenvolvimento de conceitos e procedimentos científicos
relacionados ao Paradigma de Conjunto.