Teses e Dissertações
Palavra-chave: caso multimídia
Os Conceitos de Perímetro e Área em um Curso de Pedagogia e a Mobilização de Conhecimentos Profissionais
Laudelina Braga, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 27/09/2019
Este estudo utiliza uma perspectiva qualitativa de investigação baseada no paradigma interpretativo, sob a forma de pesquisa intervenção, em que a pesquisadora assume o papel de formadora, situando-se no desenvolvimento de uma ação de extensão com estudantes de um curso de Pedagogia. Investigações sobre a constituição de conceitos matemáticos nos cursos de formação inicial de futuros professores que ensinarão matemática (FPEM) ainda são consideradas incipientes. Muitas questões relacionadas com os processos de ensino e de aprendizagem e, particularmente, com os conceitos de perímetro e área não são contempladas nessas pesquisas. Nesse contexto investigativo, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: “Que elementos do contexto de formação inicial de FPEM, assentes na resolução de tarefas de perímetro e área e na análise de um caso multimídia de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, oferecem oportunidades de mobilização de conhecimentos profissionais? ”. Para tanto, a coleta de dados envolveu três dimensões: i) análise das perspectivas de investigações sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática (PEM) em cursos de licenciatura em Pedagogia, compreendendo os conceitos de perímetro e área, em pesquisas brasileiras no período de 2004 e 2016; ii) análise dos conhecimentos profissionais mobilizados por FPEM na resolução e discussão de tarefas matemáticas abrangendo os conceitos de perímetro e área e iii) estudo de aspectos da visão profissional das FPEM mobilizados durante a análise de ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório, envolvendo os conceitos de perímetro e área, por meio da análise do caso multimídia “Explorando perímetro e área”. A segunda e terceira dimensões foram desenvolvidas em uma ação de formação constituída e coordenada pela pesquisadora/formadora, Formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais: explorando caso multimídia. Os encontros dessa ação de formação foram audiogravados, transcritos e complementados pelas entrevistas, diários de bordo e produções escritas das FPEM referentes às questões do caso multimídia. Os resultados evidenciam que a mobilização desses conhecimentos profissionais foi viabilizada pelas análises e discussões das FPEM, nesse contexto de formação, pela possibilidade de: i) discutir a importância da natureza das tarefas e de se estabelecer um plano de aula; ii) analisar uma situação real de sala de aula; iii) analisar as ações de uma professora em uma perspectiva alternativa de ensino (perspectiva do Ensino Exploratório); iv) trabalhar em grupos e discutir coletivamente; v) articular teoria e prática. Assim, conclui-se que um contexto formativo assente na discussão e resolução de tarefas e na análise de um caso multimídia oferece oportunidades para a mobilização e na construção de conhecimentos profissionais, mediadas por compreensões, descobertas e atitudes reflexivas e inquiridoras das FPEM sobre a constituição da sua futura prática docente nos anos iniciais. Esse tipo de formação permite novos olhares ao ensino da matemática nos anos iniciais, reflexão sobre a prática profissional e a reelaboração de conhecimentos com vistas a potencializar as oportunidades de aprendizagens nos cursos de Pedagogia.
O Contexto de Formação a Partir da Exploração de um caso Multimídia: Aprendizagens Profissionais de Futuros Professores de Matemática
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 12/04/2017
Esta pesquisa-intervenção, em que a pesquisadora assume o papel de formadora, situa-se em
uma disciplina de prática como componente curricular de natureza interdisciplinar e
integradora da teoria e da prática docente na formação inicial de professores de Matemática.
Nesse campo, a investigação centra-se na questão geral: Que elementos do contexto de
formação, assente em um caso multimídia de uma aula na perspectiva do Ensino
Exploratório, oferecem oportunidades de aprendizagem profissional a futuros professores de
Matemática? A aula contemplada nesse caso é desenvolvida por uma professora experiente
no Ensino Exploratório e volta-se à promoção do pensamento algébrico de alunos de um 6º
ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Além de vídeos da aula, o recurso
multimídia engloba o plano de aula, a tarefa matemática, áudios de entrevistas com a
professora antes e após a aula, bem como as produções escritas dos alunos. Esta pesquisa
segue uma metodologia de investigação qualitativa baseada na perspectiva interpretativa.
Nessa direção, utiliza as respostas escritas que os futuros professores (FP) expressaram às
questões integrantes do caso multimídia e as transcrições das discussões conjuntas de
formação entre os FP e a formadora como fontes de dados. Os componentes da visão
profissional do professor foram teórica e analiticamente adotados como indicadores dos
conhecimentos e capacidades dos FP revelados no processo de perceber e raciocinar sobre
aspectos relevantes do ensino e da aprendizagem nas mídias analisadas. Face ao ponto de
partida dos 15 participantes desta pesquisa, os resultados da exploração, ao longo das duas
primeiras etapas do caso multimídia, revelam evoluções na visão profissional dos sete grupos
constituídos. O desenvolvimento dessa capacidade explicita aprendizagens mobilizadas sobre
elementos nucleares do Ensino Exploratório – colaboração e comunicação, engajamento e
autoridade matemática dos alunos, condizentes às abordagens de inquiry e à perspectiva
dialógica, por conseguinte, difíceis de identificar e interpretar nas interações de sala de aula.
De modo mais específico, os FP compreendem a constituição, articulação e sustentação de
duas fases fundamentais em aulas dessa natureza – o desenvolvimento da tarefa e a discussão
coletiva; bem como o papel do professor no seu planejamento e na promoção de
aprendizagens e de interações dialógicas com e entre os alunos. Além disso, tomar decisões
de ensino relativas à seleção e ao sequenciamento das resoluções dos alunos para a discussão
coletiva caracteriza-se como uma capacidade profissional desafiadora para os FP, exigindo-
lhes a percepção de aspectos do pensamento algébrico e compreensão matemática dos alunos
combinada a outros elementos situacionais em jogo. Conclui-se que esse contexto oferece
oportunidades diversificadas e substanciais de aprendizagem profissional a FP de Matemática
ancorada em situações que representam mudanças significativas nos papéis tradicionais do
professor e do aluno na cultura de sala de aula, cujos principais elementos associam-se ao
formato e conteúdo das mídias; às questões propostas pelo multimídia; à organização e ao
sequenciamento do multimídia; à dinâmica de exploração do caso multimídia e ao papel do
formador no planejamento, suporte e orientação desse processo.
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia
Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2017
A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de
formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de
Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão
coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta
estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do
empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade
de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas
na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso
multimídia “Plano de Telefonia”. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os
objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos
por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala
de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas
perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que
possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE,
nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino
diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar
com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel
do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver
tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros
dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao
ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras
tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua
prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que
elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o
desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.