Teses e Dissertações
Palavra-chave: cálculo diferencial e integral
Aprendizagem significativa em atividades de Modelagem Matemática
Cíntia da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2018
Resultados de pesquisas têm apontado problemas de aprendizagem dos conceitos
matemáticos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral em alunos de cursos de
nível superior, o que tem ocasionado alto índice de reprovação nestas disciplinas e
até mesmo desistência nos cursos de graduação. No entanto, já se tem na literatura
propostas de abordagem para o ensino de Cálculo que visam facilitar a aprendizagem
dos alunos. Dentre essas propostas há relatos sobre o uso da Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática.
Considerando a Aprendizagem Significativa como um produto final desejável para os
alunos que cursam Cálculo, esta pesquisa investigou a ocorrência de Aprendizagem
Significativa em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em aulas de
Cálculo Diferencial e Integral I. Para isso, desenvolvemos atividades de modelagem
com alunos de um curso de Licenciatura em Química. As produções dos alunos
durante as atividades foram analisadas segundo indicações da análise textual
discursiva. Ao final das atividades os alunos construíram vês epistemológicos, os
quais foram também submetidos à análise. Os resultados demonstram que
características específicas da Aprendizagem Significativa estão presentes em cada
uma fases da modelagem, como a presença de subsunçores, o uso de material
potencialmente significativo e a predisposição dos alunos para aprender.
Identificamos diferentes tipos de Aprendizagem Significativa que ocorrem durante
uma atividade de modelagem (representacional, conceitual e proposicional), bem
como ampliamos o entendimento sobre a aquisição de significados conotativos e
denotativos pelos alunos. O diálogo com o referencial teórico juntamente com a
análise dos dados levou à inclusão de dois elementos às condições essenciais para a
ocorrência de Aprendizagem Significativa: as situações significantes (contexto) e a
negociação de significados. O vê epistemológico mostrou-se um potencial instrumento
para a verificação da Aprendizagem Significativa em atividades de modelagem.
Delineando uma pesquisa: legitimidades para a disciplina de Cálculo na formação do professor de Matemática
Laís Cristina Viel Gereti, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 29/03/2018
A pesquisa tem como objetivo produzir uma discussão a respeito de legitimidades da
disciplina de Cálculo na formação inicial de professores de Matemática. Com base em
um levantamento de pesquisas acerca do Cálculo na Licenciatura em Matemática,
produzimos a trajetória dessa investigação. Escolhemos o Modelo dos Campos
Semânticos como referencial teórico-metodológico e utilizamos, também, a História Oral
para realizar as textualizações de entrevistas com professores formadores e da Educação
Básica. Por meio delas, e das discussões a respeito de currículo e de formação
matemática de professores de Matemática, produzimos legitmidades, afirmando que não
deveria ter uma disciplina de Cálculo para a Licenciatura em Matemática. As
textualizações referem-se a possíveis legitimidades produzidas para a disciplina de Cálculo
e possíveis formações para a Licenciatura em Matemática.