Teses e Dissertações
Palavra-chave: bolema
Um Estudo sobre a Aprendizagem Matemática no Periódico Bolema nos Anos de 2013 a 2017
Andressa Cordeiro de Oliveira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 26/02/2019
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base
artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 2013
a 2017. A problemática que orientou esta pesquisa foi: que aspectos apresentados pelos
autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados
na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa. Os
dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico
Bolema nos anos de 2013 a 2017, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu
corpo textual. De um total de 301 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses
cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou
“learn”, dos quais 70 artigos apresentaram pelo menos duas das características de
aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus. Quanto aos
resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de
aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e
“como aprende” . O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o
entrelace da aprendizagem com o ensino. Os resultados indicaram que os
autores/pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017
publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por
exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores
que ensinam Matemática. Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo
matemático e prática docente. Pode-se observar tal fato em contextos como as
abordagens/tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio
supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da
Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Quem se
destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisador.