Teses e Dissertações
Palavra-chave: biologia
A Formação inicial de professores de ciências biológicas : uma análise do projeto pedagógico de curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levandovski, Profª Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como ponto de partida o Saber Curricular A partir deste saber específico foi realizado um recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos de graduação A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura: Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber – M(S) Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber Curricular Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados Os dados levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que coordenam O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual Discursiva (ATD) Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da formação docente A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco nos aspectos epistêmico e social da M(S) O estudo aborda, ainda, questões subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos A análise das entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem Essa aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente ligada ao PPC Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da M(S) Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se refere aos saberes docentes
Saberes docentes: Gênero, natureza da ciência e educação científica
Bettina Heerdt, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 18/12/2014
Na práxis pedagógica as/os docentes mobilizam e articulam diversos saberes,
oriundos de diversas fontes. (Re) Conhecê-los é essencial para que possamos
refletir de forma crítica. O objetivo desta pesquisa é compreender e explicitar as implicações didáticas pedagógicas e epistemológicas (saberes docentes) de docentes quando há um processo de formação explícito-reflexiva da Natureza da Ciência (NdC) evidenciando as relações intrínsecas do gênero nessa dinâmica. Para alcançar nosso objetivo, inicialmente realizamos uma pesquisa teórica que nos permitiu construir nossas questões de pesquisa, nosso delineamento metodológico, coleta e análise dos dados, nossa proposta de intervenção pedagógica, e por fim, nossas análises e inferências. Participaram desse estudo docentes da rede estadual de ensino do estado do Paraná. Nossa hipótese inicial era de que, quando as/os docentes possuem noções adequadas em relação à dinâmica do conhecimento científico, essas noções podem levar a/o docente a compreender as questões de gênero na Ciência e na sua construção. Além disso, possuir saberes disciplinares a respeito da NdC e das questões de gênero intrínsecas na Ciência pode contribuir para um ensino contextualizado da Ciência e equânime em relação ao gênero. Percebemos, após o processo de intervenção pedagógica, noções mais informadas a respeito de aspectos da NdC. Entretanto, esse saber disciplinar não foi suficiente para que o saber da práxis docente fosse construído, uma vez que as/os docentes tiveram dificuldades em transpor seus conhecimentos a respeito da NdC. Em relação às questões de gênero, as discussões e a transposição nos planos de aula foram mais evidentes e inferimos que as noções adequadas da NdC auxiliaram nesse processo. Esta pesquisa nos possibilitou compreender e explicitar alguns saberes docentes, como os relacionados às noções de Ciência, à provisoriedade do conhecimento científico, à criatividade e imaginação no fazer Ciência, aos valores presentes na construção do conhecimento científico, à práxis docente em relação a aspectos da NdC, a gênero e Ciência, a estereótipos de gênero, à invisibilidade da mulher e à diferenciação entre mulheres e homens, além de nos permitir especificar alguns saberes que seriam necessários para uma práxis feminista situada
Implementação ou não de atividades experimentais em Biologia no ensino médio: as relações com o saber profissional baseadas numa leitura de Charlot
Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta Mamprin, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/11/2007
O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas
quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais
em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais
pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber
uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o
Mundo. A metodologia adotada consistiu na aplicação de instrumentos de
pesquisa a oito professores que atuam na docência de Ciências e Biologia, por
meio de entrevistas gravadas em áudio. Analisamos os resultados sob o viés do
referencial de Charlot, como substrato para a discussão que se pretendeu
desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso ou não
de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa demonstram que as
relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam,
em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores.
A ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de Biologia: contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa
Waldirléia Baragatti Cabrera, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 16/02/2007
Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino
médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à
aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma
população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com
questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas
lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de
entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a
afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no
nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados
os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item,
foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como
também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das
atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados
obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino
médio de escolas públicas de Londrina – PR. Concluímos que aprender e ensinar
brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e
apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.