Teses e Dissertações
Palavra-chave: bacharelado em física
Problematizando o Bacharelado em Física: uma discussão da noção de docentes a respeito da Natureza da Ciência
João Pedro Sussel Bertogna, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/11/2020
Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no
Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as
discussões a respeito da Natureza da Ciência. Nossos referenciais teóricos são
utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode
auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente
quanto na sua pesquisa. Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e
Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo
específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a
necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da
Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas
disciplinas. Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com
relação a Natureza da Ciência. Levantamos os artigos em algumas das principais
revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de
Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais
Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e
Sociologia da Ciência. Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades
curriculares não estão adequadas a esse aspecto. Construímos um questionário
para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do
Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de
Conteúdo segundo Bardin (2016) como nosso referencial metodológico para analisar
esses dados.