Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação escolar como prática de investigação
Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental
Diego Barboza Prestes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 09/03/2015
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova
em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar
tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as
produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas
intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o
ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino
da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de
protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia,
intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da
produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A
prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de
estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma
reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma
oportunidade de aprendizagem.
O “realístico” em questões não-rotineiras de matemática
Andréia Büttner Ciani, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/03/2012
Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional
para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da
produção escrita, como prática de investigação. Essas propostas foram elaboradas a
partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos
realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e
Avaliação - GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com
questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação. A
análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação
das maneiras de lidar dos estudantes. Essas maneiras de lidar indicaram contextos
a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção
guiada, para oportunidades de Matematização. Esta investigação,
predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da
avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes
na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como
aporte teórico norteador. A construção das duas propostas de intervenção gerou
indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente
pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como
oportunidade de aprendizagem.
Estudo da produção escrita de estudantes do ensino médio em questões discursivas não rotineiras de Matemática
Edilaine Regina dos Santos , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2008
A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em
questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como
lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação. Nesta análise busca-se
a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que
utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros
contextos ou outras informações. Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa
de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação,
utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo. Considerando as semelhanças
existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos
conforme as estratégias adotadas por eles. Dentre outros, foi possível identificar a
interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e
resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e
procedimentos adotados para resolver cada uma. Também foi possível identificar que alguns
estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou
com outras informações.
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de Matemática do Pisa
Letícia Barcaro Celeste , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 21/02/2008
Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental
em questões de Matemática do PISA. Com base na interpretação da produção dos alunos, por
meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de:
conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para
construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado;
evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de
modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos
alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo. A partir
das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível
identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas;
que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase
sempre se utilizam destes para resolverem as questões.