Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação da aprendizagem escolar
Uma proposta de ações didáticas frente ao erro na perspectiva da Educação Matemática Realística
Daniela Harmuch, Profa. Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco, Prof. Dr. Gabriel dos Santos e Silva
Data da defesa: 09/05/2022
Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, teve como objetivo descrever, analisar e discutir aspectos referentes ao erro, como apresentado por autores da literatura alcançada, a fim de propor ações didáticas condizentes com a perspectiva da abordagem de ensino Educação Matemática Realística para lidar com o erro. Essa abordagem de ensino, cujo precursor foi Hans Freudenthal (1905-1990), pressupõe a matemática como uma atividade humana, em que o professor, por meio da reinvenção guiada, auxilia o estudante a fazer matemática. Com base nas orientações da Análise de Conteúdo, a pesquisa foi organizada de acordo com as seguintes etapas: primeiro, fez-se um inventário de excertos de dissertações, teses e artigos que continham o verbete “erro” e realizados agrupamentos a partir das ideias centrais de cada um dos trechos inventariados. Com isso, foram obtidos onze agrupamentos, denominados: “como erro é usualmente visto nas escolas”, “correção”, “o que o erro pode causar”, “causa do erro”, “erro como oportunidade de aprendizagem”, “autoavaliação”, “erro como algo natural”, “erro de caráter construtivo”, “para que serve o erro”, “erro na prática de investigação” e “dicotomia acerto e erro”. Da descrição do conjunto de informações desses agrupamentos, foram feitas análises e discussões, propondo ações didáticas condizentes com a perspectiva da Educação Matemática Realística para lidar com o erro. As ações didáticas levantadas foram listadas e apresentadas em forma de sugestões as quais não se apresentam como “receitas” para um bom trabalho, mas são indicativos de procedimentos que podem ser adotados pelo professor para construir uma prática em que o erro esteja a serviço da avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, opondo-se à concepção do erro como algo que não pode acontecer e que geralmente é penalizado. Esta pesquisa, para a área da Educação Matemática, pode oportunizar, em especial ao professor, um processo de reflexão de sua prática. As ações didáticas condizentes que foram apresentadas nesta pesquisa podem acrescentar no processo de ressignificação de ações docentes na direção de uma avaliação a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem.
Observação: Instrumento de Avaliação Didática?
Emily Caroline Felix Cordeiro, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 01/03/2021
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação
como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva
de avaliação adotada na Educação Matemática Realística. Para tal, foi utilizada uma abordagem
qualitativa de cunho especulativo. Identificou-se que a Observação como instrumento de
Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala
de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem. A Observação,
nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula. Espera-se que a observação,
possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação
Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto
da sala de aula.
FEEDBACK: Recurso para Aulas de Matemática
Vanessa Kishi da Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 24/02/2020
Esta dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de
matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística. O trabalho
desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica
da pesquisa de natureza especulativa em Educação. O corpus é composto por 133
publicações, datadas a partir de 2010, que apresentam menções ao feedback.
Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por
feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das
ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em
sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o
feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios
de boas práticas de feedback. Este estudo permitiu observar os benefícios do
feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação
do ensino e da aprendizagem. Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse
recurso dentro das salas de aula.
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação
Gabriel dos Santos e Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/03/2018
Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar um estudo dos processos de
aprendizagem, de avaliação e de ensino em uma disciplina de Geometria e Desenho a
partir do desenvolvimento (concepção, elaboração, implementação e avaliação) de uma
trajetória de avaliação, na perspectiva do GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em
Educação Matemática e Avaliação). Para tanto, apresento uma discussão de aspectos
teóricos abordados pelos autores da Educação Matemática Realística (RME) e de
avaliação para apresentar as ideias que fomentaram as práticas docentes e as análises
deste trabalho. Em seguida, abordo aspectos metodológicos da pesquisa realizada com
39 estudantes, no ano de 2016. Utilizei 9 instrumentos de avaliação para recolha de
informações: Anotações dos Estudantes, Caderno de Desenho, Prova Elaborada Pelos
Estudantes, Prova em Fases, Prova em Grupo, Prova Escrita com Cola, Seminário,
Trabalho Escrito e Vaivém. Apresento as análises e discussões em dois capítulos
distintos: no primeiro, analiso trechos da trajetória de avaliação e duas de suas
modificações, recorrendo às produções escritas dos estudantes nos instrumentos de
avaliação, buscando inferir aspectos teóricos dos autores discutidos que estivessem
subjacentes à prática adotada; no segundo, retomo as análises feitas para discutir os
princípios da Educação Matemática Realística que se revelaram na dinâmica da aula. De
maneira geral, as análises mostraram que os processos de aprendizagem, de avaliação e
de ensino estão amalgamados, sendo que o processo de avaliação pode ser tomado como
mote para condução das aulas em diferentes dinâmicas. Assim, a avaliação toma um
caráter longitudinal, estando relacionada aos instrumentos de avaliação, aos estudos dos
alunos (para as provas, ao fazer trabalhos), às observações, atitudes, relações (do
professor e dos estudantes), aos feedbacks e, sobretudo, à comunicação (oral, escrita,
não verbal).
UMA PROVA EM FASES DE MATEMÁTICA: da análise da produção escrita ao princípio de orientação
Anie Caroline Gonçalves Paixão, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 29/02/2016
Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/2012-4. A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA. Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME. Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem.
A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 29/02/2016
O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-
escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de
aprendizagem. Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de
subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação
estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do
estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola. Para a realização do estudo,
acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma
disciplina de um curso de pós-graduação. O embasamento teórico utilizado nessa
investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na
compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e
oportunidade de aprendizagem. Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-
cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma
avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem.
Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de
aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno
prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova.