Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação da aprendizagem em matemática escolar
A Produção Escrita em Matemática: análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da AVA/2002
Jader Otávio Dalto, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/02/2007
Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum
à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de
Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do
Estado do Paraná – AVA/2002. Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar
respostas para algumas questões, tais como: quais as
estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para
resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os
mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos,
independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo
matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica
adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da
análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da
produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por
procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do
Paraná. Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da
questão comum. Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados
de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a
partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original. Como
resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª
série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª
série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a
utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações
aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e
divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções
escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi
compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão
foi resolvida não diferem muito de uma série para outra.