Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação da aprendizagem em matemática
Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos
Sibéle Cristina Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Este trabalho estuda a produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática
da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa prova de questões abertas de
Matemática, sem alternativas de respostas a serem assinaladas. Verifica como
esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à escolha da
estratégia para resolução, a interpretação e uso das informações contidas nos
enunciados, a natureza dos erros cometidos, aos conhecimentos matemáticos que
mostram saber quando resolvem as questões propostas. Faz um levantamento das
estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes na busca de identificar a
natureza desses erros. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24)
alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões
abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza
entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se
de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem
com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; os erros encontrados nos
algoritmos são provindos da falta de atenção dos alunos; a maior dificuldade está
relacionada à interpretação dos enunciados e isso aparece fortemente no trabalho; é
possível descobrir muito sobre o conhecimento matemático dos alunos por meio do
registro escrito. Conclui que os alunos aprendem o que seus professores ensinam
na escola e mostram isso nos seus registros e que é preciso trabalhar a
interpretação de enunciados com os alunos, pois essa pareceu ser a maior
dificuldade sentida por eles.