Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação como prática de investigação
Enunciados de Itens de provas de Matemática: um estudo na perspectiva da Educação Matemática Realística
Ademir Pereira Junior, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 07/07/2014
Este trabalho apresenta um estudo dos enunciados de itens de provas de matemática do 6” e 7”
anos do Ensino Fundamental. A análise tem como referência a perspectiva de avaliação como
prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem tomada por autores da
Educação Matemática Realística. Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa
de cunho interpretativo, apresenta-se a classificação dos itens de provas segundo o contexto,
os níveis de competência, as características dos bons problemas de avaliação. Uma das
intenções desse trabalho é a de que ele sirva como recurso para os professores que ensinam
matemática, para que possam conhecer a classificação dos itens de prova e utilizá-los de
modo a praticar a avaliação na perspectiva defendida neste trabalho. Este estudo mostrou que
a maioria das questões analisadas e classificadas apenas possibilita aos alunos a reprodução
do que foi apresentado nas aulas.
Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/02/2013
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de
enunciados de tarefas de matemática. Busca-se elaborar um quadro de
referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que
permita analisar tarefas de matemática. Com uma abordagem
predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise
de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática
de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características,
potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se
classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete,
se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes
estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é
caracterizada como exercício, problema. Uma intenção subjacente é que este
trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na
busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas
potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como
prática de investigação.
Registros escritos de alunos paranaenses em questões não-rotineiras da área de conteúdo Quantidade: um estudo
Gisleine Correa Bezerra, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas
de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática,
consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de
conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas
questões em situação de avaliação. Este estudo é, para tanto, predominantemente
qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das
orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos
procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas
operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento
aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora
tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não
resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos
necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as
técnicas operatórias de cada operação. Também foi possível identificar algumas
características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização
horizontal realizado pelos alunos
Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
Juliana Maira Soares Lopez, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de
alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/2006,
consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e
Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação.
A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho
interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a
avaliação como prática de investigação. O estudo envolveu a identificação, o inventário e
a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos. Considerando as
semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram
construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles. De modo geral,
entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são
diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com
as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para
solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las.
Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de Matemática
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/02/2009
O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam
matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de
avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de
investigação. Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho
interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual
discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores
participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções
apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis
interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão
sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da
matematização nas suas componentes vertical e horizontal. De modo geral, os
professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática
escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar
procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios
de terem interpretado o problema proposto na questão. Nas questões analisadas, foi
possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do
que aspectos da matematização vertical.
Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática
Vanessa Lucena Camargo Almeida, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 02/02/2009
Tomando a avaliação como prática de investigação, este estudo analisa a produção
escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade
pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. A
abordagem é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, tendo por base as
orientações presentes na Análise de Conteúdo, o que permitiu verificar como esses
alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e uso que
fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao
conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões.
Para tanto, considerou-se um processo de matematização envolvendo quatro fases:
compreensão, estratégia, procedimento e resolução da questão. A investigação aponta
como pontos relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se de estratégias tipo escolares
nas resoluções das questões; os alunos lidam bem com os algoritmos envolvidos nas
estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado
apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.