Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação como oportunidade de aprendizagem
A Avaliação Formativa como oportunidade de aprendizagem: fio condutor na prática pedagógica escolar
Osmar Pedrochi Junior, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 13/03/2018
Na pesquisa de dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada
como oportunidade de aprendizagem. Nesta tese, dando continuidade ao
trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la
como fio condutor da prática pedagógica. Optou-se por uma pesquisa de
caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da
produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos. Todas as
ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o
processo da avaliação formativa visam à aprendizagem. A avaliação formativa
é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se
inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última
ação de regulação. Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a
aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas
em sala de aula.
Avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem em matemática
Osmar Pedochi Júnior, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 27/02/2012
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo a respeito de avaliação escolar
como oportunidade de aprendizagem, com base em: Hadji (1994; 2001) e Barlow
(2006), dois dos autores que examinam teoricamente a avaliação escolar; Buriasco e
seus colaboradores no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Matemática e Avaliação (GEPEMA); Van den Heuvel-Panhuizen (1996), De Lange
(1999) e Gravemeijer (2005) que tratam da avaliação na perspectiva da Educação
Matemática Realística. Este estudo foi realizado sob uma abordagem qualitativa de
cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo. Para a realização do estudo
foram levantados seis temas recorrentes nas obras dos autores: a concepção de
avaliação escolar; os instrumentos de avaliação escolar apresentados; as funções e
propósitos da avaliação escolar; os procedimentos e estratégias da avaliação; a
regulação da aprendizagem; a intervenção, os quais serviram de base para a
realização de fichamentos, quadros e comparações das ideias encontradas. De
modo geral, são convergentes as perspectivas de avaliação dos autores estudados,
ainda que com diferentes denominações: “avaliação didática”, “avaliação formativa”.
Algumas ações são consideradas importantes para que uma avaliação se constitua
como oportunidade de aprendizagem: a autoavaliação, o feedback, a avaliação
como prática de investigação, a utilização da análise da produção escrita