Teses e Dissertações
Palavra-chave: avaliação
Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
Gustavo Granado Magalhães, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 15/06/2021
Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática.
Um estudo sobre as articulações no processo de produção da avaliação escolar de química
Fabiele Cristiane Dias, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/05/2008
A dissertação em pauta enfoca como tema central de estudo as articulações no
processo avaliativo. Tem como campo de estudos um colégio situado na cidade de
Londrina, norte do Paraná. O procedimento metodológico constituiu-se do
acompanhamento das atividades escolares e do conselho de classe. Os dados de
observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário
de campo seguindo procedimentos de coleta e análise, oriundos de uma pesquisa
etnográfica, adotando como marca e recorte perspectivas dos Estudos Culturais.
Inspirada em textos de Michel Foucault sobre poder, resistência e em textos de
Stuart Hall sobre articulação, o presente estudo se propôs a acompanhar de perto os
trabalhos de produção da avaliação escolar como prova de presença, construção,
desenvolvimento e afirmação de um outro tempo e espaço educacional, buscando
prestar mais atenção no processo avaliativo como algo articulado e móvel a todo o
momento, rico em estratégias produtivas e imerso em jogos de poder e de
resistência. Notando também o quanto aluno se faz presente nestas articulações
que compõem a prática avaliativa. Compreendendo-se o processo avaliativo, como
articulação, altera-se a perspectiva da aquisição ou aplicação de uma análise ao
processo criativo de articular, de pensar as relações e conexões da forma como
passamos a conhecer e de como criar o que conhecemos acerca da avaliação
escolar.
Um estudo comparativo entre avaliação tradicional e alternativa no ensino de Ciências
Luiz Carlos Vidotto, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/05/2004
Partindo da hipótese de que ao se inserir avaliações alternativas que incentivem atitudes,
procedimentos e a análise conceitual são uma forma de promover também uma melhor
avaliação em provas convencionais, este trabalho mostra um estudo em que se observa uma
correlação estatística no desempenho de alunos em avaliações convencionais e alternativas,
corroborando a hipótese de partida. Também foram feitos testes de análise de variância dos
dados e de análise de clusters. Os resultados do estudo mostram que os métodos
alternativos de avaliação são mais homogêneos e estáveis, quando comparados com
métodos tradicionais.
Uma professora de Matemática, sua compreensão e sua prática em Avaliação
Débora Bohrer Rohloff , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/03/2004
Esta investigação procura conhecer como uma professora, da 8ª série do
Ensino Fundamental, de uma escola pública de Londrina – Paraná,
compreende e pratica a avaliação em Matemática, mediante um estudo dos
instrumentos que ela utiliza para isso e de entrevistas semi-estruturadas
como fonte de dados e análise. Para tanto, pretende-se: a) conhecer o que a
professora “lê” nas respostas dos alunos ao instrumento utilizado; b)
conhecer como são utilizadas as informações “lidas” e c) identificar se há
coerência entre as intenções do professor e os enunciados dos itens contidos
nos instrumentos analisados. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa
qualitativa, sendo a análise de conteúdo a forma escolhida para trabalhar os
dados obtidos. A partir da fala da professora, foram elaborados quadros
explicativos e construídas algumas categorias de análise. Com isso foi
possível identificar convergências e divergências relativas às práticas de
avaliação. Como exemplo, destaca-se a utilização das provas para indicar
aspectos relevantes da aprendizagem dos seus alunos.