Teses e Dissertações
Palavra-chave: autorreflexão
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a
reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo,
visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento
profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões
sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o
processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o
processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de
Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações
investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e
avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo,
das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise
por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora-
pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada
fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de
aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas
características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram
como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as
demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na -
ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da
compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo
didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da
experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas
próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica
do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino
e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as
suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores
como pesquisadores de sua própria prática.