Teses e Dissertações
Palavra-chave: atribuição de significado
Uma interpretação semiótica de atividades de Modelagem Matemática: implicações para a atribuição de significado
Karina Alessandra Pessôa da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 19/03/2013
Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Como emergem os signos interpretantes nas
diferentes fases do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática?”. Para
tanto, nos pautamos em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da
Educação Matemática e da Semiótica Peirceana no que se refere à atribuição de significado
para o objeto em estudo. Por meio da tríade peirceana signo-objeto-interpretante fazemos uma
interpretação semiótica de atividades de modelagem com vistas a identificar atribuição de
significado para o objeto. Neste sentido, propomos uma articulação entre a tríade peirceana e
ações que o aluno pode ter frente a atividades de modelagem e destacamos as tríades
símbolo/significado para o objeto/interpretante e Perceber/Agir/Significar. Com este intuito
desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática com alunos do 4.º ano do curso de
Licenciatura em Matemática da UEL durante a disciplina de Modelagem na perspectiva da
Educação Matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de
familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida
& Dias (2004). Neste sentido, a pesquisa consiste na observação, descrição e análise dos
signos produzidos pelos alunos em atividades de modelagem. A opção metodológica baseia-
se nas considerações da pesquisa qualitativa. A análise dos dados é inspirada na proposta
metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy
Charmaz (2006, 2009). A análise revela que os signos interpretantes emergem com o
envolvimento do aluno (intérprete) durante o desenvolvimento de uma atividade de
modelagem e se modificam com a familiarização com atividades desta natureza. Como a
atribuição de significado está atrelada aos interpretantes produzidos pelo intérprete, inferimos
que o significado para o problema e o objeto matemático se intensifica com a familiarização
com atividades de modelagem