Teses e Dissertações
Palavra-chave: atividades discursivas
Poesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula: Um estudo de caso com licenciandos em Química
Elaine da Silva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 12/03/2020
Este trabalho fundamenta-se numa proposta de intervenção pedagógica para o
Ensino de Química que utiliza princípios da multimodalidade representacional por
meio do signo artístico poesia para promover atividades discursivas e aprendizagem
de conceitos em licenciandos em Química. A pesquisa teve como objetivo identificar
os limites e possibilidades do uso de poesias como estratégia didática para a
promoção de atividades discursivas, bem como a aprendizagem de conceitos
científicos com licenciandos em Química. Os sujeitos participantes da pesquisa foram
oito estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFGD. A coleta de dados se
deu por meio da videogravação das aulas para posterior transcrição. O trabalho parte
do pressuposto que o signo artístico atrai os estudantes para realizar interpretações,
sendo, portanto, um modo representacional para promover e sustentar atividades
discursivas e de aprendizagem. Para tanto, elaborou-se um instrumento analítico a
partir dos aspectos das interações e produção de significados proposto por Mortimer
e Scott, integrando a ele os pressupostos teóricos sobre denotação e conotação
sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Para traçar os
limites e possibilidades da estratégia didática, foi necessário analisar as poesias em
episódios. Os limites da estratégia estão na própria poesia, pois os estudantes não
tinham trabalhado com esse tipo de atividade; na professora que muitas vezes não
oportunizou falas aos estudantes; nos conceitos científicos que deveriam ter sido
estudados anteriormente pelos estudantes e em algumas palavras ou representações
expressas nas poesias que não eram de conhecimento deles. Como possibilidade, a
estratégia didática oportunizou a apresentação de diferentes níveis de conotação a
partir da leitura semiológica da poesia. Para isso foram utilizadas duas poesias. Para
a poesia 1, apenas um estudante conseguiu atingir todos os níveis conotativos e na
poesia 2, nenhum estudante atingiu o nível maior de conotação. Percebeu-se que há
uma correlação nos aspectos do instrumento analítico não previsto anteriormente.
Quando há diferentes ações do professor em sala, com a abordagem comunicativa
dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de
processo e/ou metaprocesso, os níveis conotativos são maiores e levam à
“compreensão” dos conceitos. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir no
ensino dos conceitos científicos, por meio da proposta da inserção de poesias como
signo artístico potencializador de atividades discursivas, assim como promoção da
aprendizagem.