Teses e Dissertações
Palavra-chave: atividade de estudo
O Sentido Atribuído a Atividade de Estudo em um Programa de Formação Continuada por uma Professora de Matemática
Anágela Cristina Morete Felix, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 04/07/2019
Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983;
2012) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da
atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um
programa de formação continuada. A pesquisa foi realizada no contexto da formação
continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela
interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná. O sujeito da
investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e
Adulto – EJA e participante do referido programa. Nesse movimento de formação
entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em
consonância com a significação social de tal atividade de formação. Para tanto, é
preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo
atribuem a essa formação. De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa
pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino. Dessa forma, em uma proposta
de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são
fundamentais. Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo
de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as
ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de
ensino do professor. Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em
conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa
PDE. Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na
atividade pedagógica da professora. Os resultados da pesquisa destacam que, no
decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática
pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a
significação social da atividade de formação. Ressalta-se que ações planejadas de
forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação
continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos,
dado pela articulação entre a teoria e a prática. Assim, para que a apendizagem
escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada,
devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais
da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano.