Teses e Dissertações
Palavra-chave: articulação teoria-prática na formação de professores
Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná
Jeferson Gomes Moriel Junior, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 11/03/2009
Com esse trabalho investigamos propostas de formação de professores presentes em atuais
Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do
Paraná. Dos 29 PPPs existentes neste estado em 2007 e 2008, tivemos acesso a 15 destes
e nos propomos a analisar seis. Trata-se de um estudo documental, caracterizado como
pesquisa qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1991), em que realizamos uma análise
interpretativa relacionando as informações presentes nos PPPs, a legislação em vigor e a
literatura revisada, utilizando citações de trechos destes documentos para validar nossas
inferências. Deste modo, descrevemos o Perfil profissional dos egressos, a Organização
curricular e Recomendações metodológicas e analisamos Propostas nas quais encontramos
indícios de articulação teoria-prática. Da análise dos PPPs ficou evidente: (i) a existência de
cinco Características profissionais que se espera que o licenciado em Matemática tenha
desenvolvido ao final do curso (Conhecimento matemático, Conhecimento sobre o ensino de
matemática, Visão holística do conhecimento, Compromisso profissional e Compromisso
social) e 30 Atributos profissionais relacionados; (ii) que em termos de Carga horária, todos
os cursos estão em conformidade com a legislação e que as Matrizes curriculares diferem do
modelo de formação “3+1”; (iii) que metade dos PPPs possuem indícios de articulação teoria-
prática em “todas” as disciplinas destinadas à efetivação da Prática como componente
curricular, e na outra metade há evidências em apenas algumas disciplinas; (iv) que o
Estágio é planejado para ser realizado nos dois últimos anos dos cursos, sendo que em
metade dos PPPs há a possibilidade de um diálogo entre a realidade vivenciada ou
observada pelo licenciando na escola da Educação Básica e fundamentos teóricos das
ciências; (v) que na maioria dos PPPs as Atividades Acadêmicas Complementares estão
associadas à participação dos licenciandos em estágios não obrigatórios, eventos, monitorias
acadêmicas, projetos de ensino, pesquisa ou extensão e cursos realizados na área de sua
formação; (vi) que de modo geral as Recomendações Metodológicas em relação ao trabalho
formativo com os licenciandos vão ao encontro de indicações apresentadas no documento
da SBEM (2003); (vii) a existência de quatro Propostas de formação com indícios de
articulação teoria-prática (Pesquisa empírica do futuro professor, Trabalho de pesquisa de
final de curso, Tratamento da matemática escolar dado pelo curso e Reflexão didático-
pedagógica no contexto do ensino de Matemática). Além disso, elaboramos um quadro-
síntese de propostas que consideramos capazes de articular teoria-prática em cursos de
licenciatura em Matemática, fruto de um processo de reflexão e diálogo entre resultados
desta investigação, nossas experiências e leituras.