Teses e Dissertações
Palavra-chave: área
Construção do Conceito de Área e Perímetro: uma sequência didática com auxílio de software de Geometria Dinâmica
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Profª. Drª. Marie-Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 27/03/2004
Este estudo propõe uma engenharia didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo
de verificar se o software Cabri-Géomètre II contribui para a construção de conceitos de geometria.
O estudo está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida na escola francesa por
Guy Brousseau. De acordo com as fases da engenharia didática, neste trabalho são apresentados um
panorama sobre o ensino de Geometria nos últimos anos e alguns aspectos da informática
relacionados ao ensino. Apresenta-se também um estudo de alguns elementos que participam da
transposição didática, como os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Curricular do
Estado do Paraná, algumas concepções de professores do Ensino Fundamental, análise de alguns
livros didáticos e de anais de congressos nacionais, a fim de verificar como a geometria está sendo
tratada. Apresenta-se, ainda, o resultado de uma sondagem feita por meio de um pré-teste, para
saber como os alunos que já concluíram o Ensino Fundamental resolvem questões sobre os
conceitos de “área e perímetro”. Na análise a priori, foram elaboradas as atividades e analisados
seus aspectos matemáticos e didáticos. Essas atividades compõem a sequência didática que foi
aplicada a alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana –
Paraná, que tiveram um baixo desempenho no pré-teste. Na análise a posteriori, as produções dos
alunos e seus relatos confirmam as expectativas expressadas na análise a priori, ou seja, revelam
que o enfoque computacional por meio do software Cabri-Géomètre II pode ser indicado como um
alternativa para a realização do ensino de geometria, pois ele contribui significativamente para a
construção dos conceitos de “área e perímetro”.