Teses e Dissertações
Palavra-chave: arco íris
Uma proposta para o uso da História da Ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Eliane Maria de Oliveira Araman, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2006
Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que
corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às
séries iniciais do Ensino Fundamental. Os referenciais contemplam a necessidade da
Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio
da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de
Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que
respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças. O exemplar
fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris. Elaboramos
uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de
alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno. A partir dos referenciais teóricos e do
desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que
foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental. A avaliação do processo
de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência,
de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos. Nossas conclusões evidenciam que a
construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos
físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem
desse nível de ensino.