Teses e Dissertações
Palavra-chave: aproveitamento pedagógico do erro
Aprendizagem consciente: o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica
André Gustavo Oliveira Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 17/12/2013
Esta pesquisa representa uma busca por compreensão e respostas a
inquietações e questionamentos surgidos na concretude do dia a dia em sala
de aula, na intenção de legitimar a prática por meio de referenciais teóricos que
lhe confiram sustentação. Tem seu início a partir da tentativa de explorar o
potencial inerente ao erro oportunizando ao estudante revisar sua produção
individual na a fim de contribuir para o avanço cognitivo. Pretende investigar e
descrever situações de aprendizagens a partir do erro cometido em provas
escritas de matemática quando o estudante se compromete a realizar a
atividade de preenchimento de um relatório de reflexão dos erros (RRE), o qual
sugere ações e operações que viabilizarão interações e mediações com intuito
de promover a aprendizagem consciente. Os dados apresentados referem-se
ao ano de 2012 e foram obtidos por meio de análise dos relatórios, provas e
questionários, de conversas informais e por meio da técnica de grupo focal com
estudantes de três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Por pretender
investigar múltiplas realidades e valorizar o processo como fonte de
informações, visando expandir a compreensão do tema, a pesquisa é de cunho
qualitativo, com interpretação subsidiada pelos recursos da Análise de
Conteúdo. O processo investigativo contemplou (1) a caracterização do erro
enquanto ente pedagógico no âmbito da Educação Matemática, (2) o
aproveitamento pedagógico do erro, (3) a caracterização do RRE como uma
atividade, conforme os pressupostos da teoria da atividade, e (4) a apropriação
de significados a partir da reflexão do erro com base na perspectiva
vygotyskiana. Cada etapa revelou seu caráter arborescente com surgimento de
novas conexões e interações que contribuíram para a materialização da tese
resultante de um processo gradativo de amadurecimento no qual erro,
atividade, reflexão dos erros, negociação de significados, apropriação de
significados e aprendizagem consciente, se evidenciavam na medida em que
os estudantes interagiam com o relatório de reflexão dos erros. Os resultados
destacam o grande potencial inerente ao erro, sugerem o relatório de reflexão
dos erros como uma atividade adequada para promover o aprendizado
consciente e os ganhos advindos do processo de ensino e aprendizagem
provenientes da inserção do erro ao processo enquanto recurso pedagógico.