Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem significativa
Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio
Tania Aparecida da Silva Klein, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 10/06/2011
Este estudo problematiza a relação estabelecida entre os códigos imagéticos e o
processo de construção de significação do conceito de biotecnologia. A pesquisa
buscou articular os aspectos da Teoria Semiótica de Charles S. Peirce com os
fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa, no intuito de oferecer uma
ferramenta analítica na direção de identificar elementos presentes no processo de
conceituação e à produção de significados científicos. Foram analisadas leituras de
imagens e mapas conceituais sobre DNA, enzima de restrição, transgênico,
clonagem e biotecnologia de nove alunos do nível médio de ensino. Os resultados
foram analisados segundo o modelo proposto e categorizados em domínios e níveis
de significação. Os termos utilizados na produção dos aprendizes foram
categorizados em três domínios interpretativos: domínio interpretativo descritivo,
domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo. Os mapas
conceituais analisados apresentaram uma maior interação entre os domínios e
houve maior exploração da amplitude do tema da biotecnologia do que na atividade
de leitura de imagens, cujos resultados demonstraram uma maior concentração no
domínio científico. Observou-se dificuldades na construção de relações
socioculturais, éticas e ambientais com a biotecnologia, mas constatou-se que não
há uma interação dependente entre os domínios e níveis de significação, ou seja, o
percurso de conceituação evidencia-se idiossincrático. Uma reflexão em torno do
papel da imagem no discurso e no ensino de ciências também é explorada neste
trabalho e o instrumento de análise imagética proposto mostra-se eficiente para o
entendimento de como os códigos do modo da imagem convertem-se no modo
verbal escrito, ou vice-versa, e quais as implicações para o processo de
aprendizagem.
Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com ensino de ciências
Henri Araujo Leboeuf, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/07/2012
A formação de professores para o ensino de ciências tem recebido inúmeras críticas,
em especial sobre o distanciamento entre as abordagens formativas e aquilo que se
espera do futuro professor. No caso da formação para o anos iniciais do Ensino
Fundamental, levantam-se outras questões, como a pequena ou nenhuma formação
na área de conteúdos de ciências e mesmo nas metodologias de ensino de ciências.
Em função disso, investiga-se quais as possíveis contribuições de uma abordagem
de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e
metodológicos na formação inicial de professores de Ciências dos anos iniciais. Para
isso,uma sequência de atividades que integra aspectos conceituais e metodológicos
na formação inicial de professores de ciências para os anos iniciais do Ensino
Fundamental sobre o tópico “Óptica da Visão” foi desenvolvida e utilizada com
futuros professores.A abordagem didática foi fundamentada na teoria da
aprendizagem significativa, em especial na sua vertente crítica, nas contribuições de
pesquisa em ensino de ciências, sobre as ideias prévias dos alunos sobre o tema
tratado e no uso de abordagens histórico-filosóficas no ensino. O instrumento
heurístico, conhecido como Diagrama V de Gowin, foi utilizado durante o processo
na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de
dados. O objetivo foi investigar a influência deste tipo de abordagem na formação de
professores, partindo do princípio de que temos que oferecer, durante a formação,
aquilo que se exige do professor em exercício. Assim, os alunos teriam oportunidade
de, simultaneamente, discutir aspectos ligados ao conteúdo científico, sua história,
seu ensino e aprendizagem a partir de uma vivência práticana condição de aluno e
de sua discussão na condição de futuro professor. O público investigado foi uma
turma de alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma
faculdade privada em Foz do Iguaçu, PR, matriculados regularmente na disciplina
“Fundamentos de Ciências e sua Didática I”, ministrada pelo próprio
investigador.Foram utilizados um caderno de campo, questionários e o Diagrama V
como instrumentos de coleta de dados. A análise qualitativa realizada com um
corpus constituido dos registros de 15 alunos da turma permitiu evidenciar a
relevância da abordagem para a compreensão de conceitos científicos, da
metodologia utilizada, em especial acerca do Diagrama V e possíveis consequências
para a futura atuação docente dos alunos envolvidos.
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global: uma estratégia didática
Giselle Midori Simizu Salviato, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 23/04/2009
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem
significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o
aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos
de representações. Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze
estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram apresentados a partir de
transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados
antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora. Os
dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual
qualitativa. Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de
conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente.
Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra
apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a
inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual. As relações estruturais,
organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na
comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações
cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos
estudantes. Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori
apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo
sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito
central a posteriori. Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as
imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a
posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir
dos multimodos de representação. Mediante os relatos anteriores, considera-se que a
estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de
estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de
ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui
condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa.
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Amandio Augusto Gouveia , Prof Dr Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 13/09/2007
O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos
desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar
circuitos elétricos. Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a
dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e
compatível com a significação para a qual foram propostas. Procuramos investigar
esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do
Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a
formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões
insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las. Finalmente, os resultados da
pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função
simbólica e para uma aprendizagem significativa.
Modelagem Matemática x Aprendizagem Significativa: uma investigação usando Mapas Conceituais
Maria Lucia de Carvalho Fontanini, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/03/2007
Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos
teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de
Joseph Novak. Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais
é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas
Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve
Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o
primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma
Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática,
Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular. Após um período de
familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de
Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e
extra-matemáticos envolvidos no problema estudado. Os mapas conceituais elaborados
pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os
meios empregados na coleta das informações. Essas informações permitiram perceber
avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de
conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da
associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos.
A ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de Biologia: contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa
Waldirléia Baragatti Cabrera, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 16/02/2007
Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino
médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à
aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma
população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com
questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas
lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de
entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a
afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no
nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados
os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item,
foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como
também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das
atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados
obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino
médio de escolas públicas de Londrina – PR. Concluímos que aprender e ensinar
brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e
apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.
Uma proposta para o uso da História da Ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Eliane Maria de Oliveira Araman, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2006
Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que
corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às
séries iniciais do Ensino Fundamental. Os referenciais contemplam a necessidade da
Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio
da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de
Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que
respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças. O exemplar
fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris. Elaboramos
uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de
alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno. A partir dos referenciais teóricos e do
desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que
foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental. A avaliação do processo
de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência,
de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos. Nossas conclusões evidenciam que a
construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos
físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem
desse nível de ensino.
A Aprendizagem Significativa em atividades de Modelagem Matemática como estratégia de ensino
Adriana Helena Borssoi, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 02/03/2004
Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos
teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e na Teoria da
Aprendizagem Significativa. Estabelecemos previamente um conjunto de aspectos por meio
dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa quando as
atividades de ensino e aprendizagem compõem uma proposta de ensino que considera o
ambiente de Modelagem Matemática. O assunto proposto para estudo é Equações
Diferenciais Ordinárias que desenvolvemos em uma turma regular de trinta e oito alunos do
curso de Bacharelado em Química da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de
Cálculo e Geometria Analítica II. As informações provenientes das produções dos alunos
no decorrer das aulas provêm de instrumentos elaborados para este fim, como, de fichas de
levantamento, entrevista, mapas conceituais, trabalhos em grupos e outros. Estabelecemos,
a partir da aproximação dos dois pressupostos teóricos, uma proposta de ensino e
aprendizagem com características de ser facilitadora da Aprendizagem Significativa. As
discussões apresentadas decorrem das informações obtidas das produções dos alunos
durante as atividades de ensino e aprendizagem, e levam em conta cada um dos aspectos
previamente assumidos como base para as discussões. Nossa principal recomendação é de
que a utilização da Modelagem Matemática se apresenta como alternativa viável e eficiente
estratégia de ensino e aprendizagem que atende os anseios da Educação Matemática para a
formação do indivíduo.