Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem significativa crítica
Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da Aprendizagem Significativa
Samuel de Oliveira Fajardo Saviski, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/06/2014
O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola
particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese
histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio
das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais. Foi elaborado
uma sequência didática, com pressupostos nas Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem
atribuição de notas. Foram feitas duas implementações, na primeira implementação
compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da
sequência e outro seis meses depois. Na segunda implementação foram convidados
alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente
mapas durante a implementação. Após a elaboração dos mapas foi utilizado a
análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada
implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes
para estabeler as relações. A partir dessas relações, busca-se entender se uma
síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como
facilitadora da Aprendizagem Significativa Crítica.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física
contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que
também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino
de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto,
apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os
professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao
tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores
de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na
racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com
complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características
profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma
Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o
ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem
como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e
adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um
envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma
abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os
aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento
Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa
Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um
questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos
e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações
em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A
análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que
desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas
intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências
com relação as respostas
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 07/04/2010
Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de
evolução biológica, em diferentes partes do mundo. Além de problemas na compreensão
desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que
muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a
compreensão dos fenômenos evolutivos. Diante dessa problemática e reconhecendo o
papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta
intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e
compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a
partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática
que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?”. Na busca
por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo
aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais
etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do
Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise
da mesma.