Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática
CINTIA DA SILVA MILANI, Prof. Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2018
Resultados de pesquisas têm apontado problemas de aprendizagem dos conceitos matemáticos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral em alunos de cursos de nível superior, o que tem ocasionado alto índice de reprovação nestas disciplinas e até mesmo desistência nos cursos de graduação No entanto, já se tem na literatura propostas de abordagem para o ensino de Cálculo que visam facilitar a aprendizagem dos alunos Dentre essas propostas há relatos sobre o uso da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática Considerando a Aprendizagem Significativa como um produto final desejável para os alunos que cursam Cálculo, esta pesquisa investigou a ocorrência de Aprendizagem Significativa em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em aulas de Cálculo Diferencial e Integral I Para isso, desenvolvemos atividades de modelagem com alunos de um curso de Licenciatura em Química As produções dos alunos durante as atividades foram analisadas segundo indicações da análise textual discursiva Ao final das atividades os alunos construíram vês epistemológicos, os quais foram também submetidos à análise Os resultados demonstram que características específicas da Aprendizagem Significativa estão presentes em cada uma fases da modelagem, como a presença de subsunçores, o uso de material potencialmente significativo e a predisposição dos alunos para aprender Identificamos diferentes tipos de Aprendizagem Significativa que ocorrem durante uma atividade de modelagem (representacional, conceitual e proposicional), bem como ampliamos o entendimento sobre a aquisição de significados conotativos e denotativos pelos alunos O diálogo com o referencial teórico juntamente com a análise dos dados levou à inclusão de dois elementos às condições essenciais para a ocorrência de Aprendizagem Significativa: as situações significantes (contexto) e a negociação de significados O vê epistemológico mostrou-se um potencial instrumento para a verificação da Aprendizagem Significativa em atividades de modelagem
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS FACTUAL, CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Nardy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 26/07/2013
A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental. Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná. A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular. Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável.
A Evolução como o Eixo Integrador da Biologia: análise das visões de professores quanto a uma proposta pedagógica
PEDRO LEONARDO GUARILHA COLLI, Profa. Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 20/04/2022
Ainda que a comunidade científica defenda que a Evolução Biológica (EB) é o eixo central e unificador das Ciências Biológicas e que, portanto, deveria ser ensinada desta maneira, constata-se que não é o que vem acontecendo no ensino de Biologia, em especial na Educação Básica. Discute-se diversos motivos para que isso ocorra, mas um que constantemente se destaca é que as e os professores da disciplina de Biologia não são formados de modo a compreender e abordar o assunto por esta perspectiva. Assim, este trabalho buscou reconhecer e compreender as visões de docentes de Biologia ao analisarem uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com a finalidade de ser um ponto de partida para um ensino de Biologia permeado e integrado pela EB. Para isso, 11 professoras e professores de Biologia atuantes no Ensino Médio foram investigados, processo que se iniciou com um questionário prévio, passando pela leitura de um material de apresentação da proposta e sendo finalizado com uma entrevista semiestruturada. Os resultados, tratados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016), mostraram que a maioria das e dos participantes não conhecia formalmente o conceito de EB como o eixo integrador do conhecimento biológico e, assim, não o praticava em sala de aula. Por outro lado, especialmente após a leitura do material, grande parte delas e deles demonstraram compreender e concordar com a relevância desta ideia para a Biologia e seu ensino. Ademais, uma parcela expressiva das e dos docentes manifestou o entendimento de que a implementação da unidade didática seria viável e que ela teria potencial para ser o primeiro passo na construção de um pensamento evolutivo pelos estudantes que permitisse o desenvolvimento de um ensino de Biologia pautado e integralizado pelo fenômeno evolutivo. Entende-se, portanto, que é fundamental que as e os educadores de Biologia sejam formados para trabalharem a Evolução Biológica numa perspectiva integradora dos conteúdos biológicos, sendo a UEPS analisada um potencial ponto de partida para isso, além de possuir potencial formativo com relação às ideias e metodologias de ensino e aprendizagem propostas.
Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina
Maria Lúcia Corrêa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/03/2016
Uma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano
de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação
stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia,
Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No
entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na
Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que
exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas
contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa
de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é
um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a
seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser
um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e
livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos
alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma
Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos
uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às
mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática
cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos
possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade
escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção
didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O
instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o
processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados.
Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou
evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência
Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da
produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados
apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que
observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em
atividades escolares.
Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental, por meio de Multiplicidade Representacional
Fernanda Frasson, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/07/2016
Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a
formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade. Ao analisar os Parâmetros
Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas
relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o
conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais
saudável deve ter lugar na escola. Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional
deve se apoiar em teorias de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi
identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e
nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado
sob o viés da multiplicidade representacional. À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos
referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa,
dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de
uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente,
tal aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental. O estudo é
qualitativo, do tipo análise de caso. Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado
com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem
aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação
alimentar e nutricional. Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para
o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio
da continuidade da pesquisa
Uma Abordagem Histórico-didática com Auxílio de Multimídias para o Ensino de Partículas Elementares no Ensino Médio
Marcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/03/2015
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito
de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas
evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física
Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico.
Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o
estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que
levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar
possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da
Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta
de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela
pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como
instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho
interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos
temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas
Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados,
construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de
conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes
a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem
Significativa.
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de Transformação Química em um curso de Ciências Biológicas
Marlize Spagolla Bernardelli, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2014
A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de
que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito
de transformação química da matéria. Dessa forma, visou analisar a possibilidade de
ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse
conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem
significativa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de
interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito
proposto. Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência
didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para
categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual. Desta
forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de
articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade,
formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa.
Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do
curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná,
identificam o conceito químico em sua área de formação. Assim, pode-se inferir que
a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das
noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e
atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes
não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram
apresentados por estes educandos equivocadamente. Constatou-se ainda que, por
meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e
ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos.
Aprendizagem significativa da linguagem física em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superior
Henrique Cesar Estevan Ballestero, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 17/02/2014
Esta investigação, de cunho qualitativo, analisa a aprendizagem significativa da
linguagem Física de três alunos matriculados no curso de introdução à Mecânica
Clássica, destinada aos alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de
Londrina (UEL) no ano de 2007. Como balizamentos teóricos de nossas análises
utilizamos as obras de David Ausubel, Joseph Novak e Helen Hanesian, bem como
as de Marco Antônio Moreira, que versam sobre a aprendizagem significativa.
Também utilizamos a teoria dos modelos mentais proposta por Johnson-Laird como
um complemento na interpretação da aprendizagem dos alunos envolvidos. Em
relação ao aprendizado da linguagem Física, utilizamos as obras de Thomas Samuel
Kuhn que, entre outros tópicos, aborda o significado contido nessa linguagem. Como
resultado evidenciamos que os alunos A2 e A3 atingiram uma aprendizagem
significativa representacional dos signos contidos nas sentenças escritas na
linguagem em que a Física foi produzida, e o aluno A1 permaneceu no tratamento da
sintaxe da linguagem Física abordada. Ainda que fossem únicos, os processos de
aprendizagem dos três alunos contaram com a contribuição de colegas de turma,
mais fluentes na linguagem Física abordada.
Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: Articulações em diferentes contextos educacionais
Adriana Helena Borssoi, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 29/11/2013
Investigar como ambientes de ensino e de aprendizagem que consideram atividades de
modelagem matemática, dispõem de recursos tecnológicos e são organizados segundo
os princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS viabilizam
a aprendizagem significativa dos estudantes é o propósito da pesquisa que conduzimos
em três Contextos educacionais. Seguindo as orientações da Teoria Fundamentada em
Dados, os diferentes Contextos trouxeram dados que foram sistematicamente analisados
visando à compreensão de questões mais específicas. A primeira busca identificar
indicativos de diferenciação progressiva e de reconciliação integradora, princípios
definidos na Teoria da Aprendizagem Significativa, quando os alunos se envolvem em
atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. A segunda questão visa
entender de que forma as atividades de modelagem matemática, integradas às referidas
unidades de ensino, potencializam a aprendizagem significativa dos estudantes. A
terceira questão diz respeito à forma como os estudantes se apropriam das tecnologias
durante as atividades de modelagem matemática. As análises específicas de cada
Contexto da pesquisa apontam para quatro categorias teóricas: pensando juntos;
relações com as tecnologias e seu uso; link entre modelagem e atuação profissional,
conteúdo em foco. Essas categorias representam a codificação dos dados de acordo com
os objetivos da pesquisa e, nesse sentido, indicam relações que permeiam o
entendimento da questão de pesquisa. A análise global discute as categorias teóricas
fundamentada nos dados e nos referenciais teóricos e viabiliza entendimentos para
articulações entre modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias em
diferentes contextos educacionais. Das relações entre as categorias teóricas, a influência
da intencionalidade do aluno como um atributo integrador é determinante para a
aprendizagem significativa, quando os alunos estão envolvidos em UEPS.
Significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação
Andréia de Freitas Zômpero, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 18/04/2012
Esta tese apresenta uma pesquisa descritiva realizada com alunos do Ensino
Fundamental da quinta série, atual sexto ano. Sabemos como professora da disciplina de
Ciências e Biologia, das dificuldades dos alunos em compreenderem conceitos muito
abstratos relacionados a esta área de conhecimento. Dentre esses conceitos, a
fotossíntese e respiração vegetal chamou-nos particular atenção pelo fato de ser um
conteúdo ministrado desde as Séries Iniciais, conforme consta na proposta curricular dos
documentos oficiais de ensino, e que se prolonga até o Ensino Médio. Apesar de serem
conteúdos ministrados durante muitos anos de escolaridade, os alunos ao chegarem no
Ensino Médio apresentam incompreensões que comprometem o entendimento de outros
conteúdos relacionados à fotossíntese, como por exemplo, a cadeia alimentar, bem como
o fluxo de energia no ecossistema, os quais são conhecimentos fundamentais para a
compreensão das relações que se estabelecem entre seres bióticos e fatores abióticos
para a manutenção da vida no planeta. Sendo assim, saber quais significados os
estudantes desenvolvem para os conteúdos de ensino e aprendizagem que fazem parte
deste conteúdo tornou-se para nós uma questão de considerável interesse particular para
uma investigação e motivou-nos a desenvolver esta pesquisa. Buscamos a base para o
entendimento dessas questões em teorias provenientes da Psicologia Cognitiva, com
base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, devido a esse autor tratar com
profundidade questões referentes às relações que se estabelecem nas situações de
ensino e aprendizagem em sala de aula quanto à elaboração de significados pelos
alunos. Diversos autores que pesquisam concepções prévias de alunos a respeito da
fotossíntese enfatizam que essa incompreensão do conteúdo se deve, entre outros
fatores, à metodologia puramente expositiva que não proporciona a reflexão do aluno.
Neste estudo, desenvolvemos com os alunos atividades investigativas mediadas por
multimodos de representação, e assim tivemos por objetivo investigar os significados que
os alunos vão construindo enquanto desenvolvem as atividades de investigação
mediadas por multimodos de representação, além de verificar as conexões que os
estudantes desenvolvem entre os modos representacionais utilizados com as atividades
multimodais. Sabemos que não há um consenso na literatura quanto à abordagem das
atividades investigativas. Neste estudo, utilizamos a abordagem do NRC (apud BYBEE,
2006) e as representações multimodos para favorecer aos alunos a conexão das
evidências aos conhecimentos científicos. Por meio da análise dos dados obtidos, foi
possível verificar que muitos dos significados que os alunos elaboram durante as
atividades de ensino, provêm da interpretação equivocada dos diferentes modos de
representação utilizados e que os significados discordantes do conhecimento científico
elaborados pelos alunos ocorrem devido à incompreensão dos conceitos implicados nos
processos de fotossíntese e respiração.Além disso, este pesquisa foi possível organizar
os significados produzidos pelos alunos de acordo com as formas de aprendizagem
significativa em sobreordenados, subordinados e combinatórios, tanto para as atividades
investigativas como para as avaliativas.