Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem profissional
Aspectos da Aprendizagem Profissional de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Área e Perímetro
Jéssika Naves de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 22/02/2019
Esta pesquisa busca investigar que aspectos da aprendizagem profissional de professores que
ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem ser mobilizados em
um contexto de formação que envolve a discussão dos conceitos de área e perímetro. Para
isso, foram analisados (i) artigos publicados em periódicos da Educação Matemática que têm
como foco a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e os conceitos de área e perímetro; (ii) que interações, ocorridas em uma aula na
perspectiva do Ensino Exploratório, foram reconhecidas e interpretadas por professoras que
ensinam matemática (PEM) no decorrer da exploração do caso multimídia “Explorando
Perímetro e Área”, em um programa de formação continuada; e (iii) aspectos da prática
docente mobilizados por professoras que ensinam matemática (PEM), em um programa de
formação continuada, no trabalho com tarefas que envolvem área e perímetro. O programa de
formação continuada foi realizado no ano de 2017 com dez encontros quinzenais, promovido
por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Londrina-PR e membros do
“Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática”-
Gepefopem da Universidade Estadual de Londrina, participaram desse curso professoras que
atuam nos 4°. e 5°. anos do Ensino Fundamental de tal município. No contexto de formação
foram analisadas tarefas relacionadas aos conceitos de área e perímetro. Com isso, foram
desencadeados que o aspecto da aprendizagem profissional, mobilizado no curso de formação
continuada para PEM nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi de dimensão profissional,
pois as professoras em formação puderam refletir sobre as potencialidades de uma tarefa,
conceitos matemáticos (área e perímetro), suas práticas em sala de aula, as ações de outra
professora, uma metodologia de ensino diferente e a necessidades de os alunos explicarem e
justificarem suas resoluções. Assim, é evidente o fato de emergirem novas pesquisas com
foco na formação de professores (inicial e continuada) que ensinam matemática nos anos
iniciais do Ensino Fundamental e a discussão dos conceitos de área e perímetro nesse nível de
ensino, por meio de outras metodologias de ensino, tarefas potenciais1, materiais
manipuláveis, entre outros.