Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem de física
Estudo Exploratório do Ensino por Investigação: Pesquisas no Contexto da Física do Ensino Médio
Paulo Venancio de Souza, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 22/02/2019
Esta dissertação apresenta uma Pesquisa Bibliográfica de Estudo Exploratório que teve por
objetivo analisar quais aspectos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem do
Ensino por Investigação (EI) no Ensino de Ciências (EC), em especial o Ensino de Física
(EF). Nossa pesquisa se preocupou em responder à seguinte questão: Quais aspectos relativos
ao EI têm sido abordados nas pesquisas em EF? Mais especificamente as pesquisas que
envolvem a participação de estudantes do Ensino Médio (EM) na abordagem do EI? Para
respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados
que abordam a respeito do EI. A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de
fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John
Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua
concepção e uso, e também críticas a seu respeito. A partir de termos de busca específicos que
abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos
publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam
estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do
quadriênio 2013-2016 pertencentes à área de avaliação Ensino. Por conta do nosso problema e
objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim
se constituiu de 13 artigos (10 nacionais e 3 internacionais). Para analisarmos o corpus
utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), mais especificamente, elaboramos
unidades de contexto e unidades de registro. Estas unidades de contexto e registro foram
elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos
de fundamentação desta dissertação, e teve como propósito investigar o conteúdo das
mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus. A partir da análise dos
dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo
direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas
compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e
habilidades do fazer científico. A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI
e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou
como base para investigar outras propostas. Devido a apenas 13 artigos nos últimos 10 anos
pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma
carência neste campo de pesquisa. Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que
existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI
que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma
preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores,
principalmente os epistemológicos