Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizagem de ciências
Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º Ciclo em Portugal
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/02/2018
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a
aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva
localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal. Deste modo, a questão de pesquisa
norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em
uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto,
gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e
entrevistas semiestruturadas com os alunos. Para realizar a análise, selecionamos um
corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a
categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual
Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori.
Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2
(desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática
científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos
eles evidenciaram-se. Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os
objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos
indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos,
principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos
do projeto educativo da escola. Ademais, as entrevistas foram importantes para
identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado),
5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que
se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas. Como resultado,
concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o
que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar
evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas.